6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

22 de abril de 2010

100 ANOS DO HOSPITAL S.CAETANO

Hospital São Caetano ou Santa Casa de Misericórdia Também completou em setembro DE 2008, sem nenhuma festividade, seus 100 anos de fundação.
Em 1908 um grupo de cidadãos beneméritos de Brazópolis fundaram a “Irmandade da Santa Casa de Misericórdia” e adaptaram um prédio situado na Rua D. Ana Chaves, para servir de hospital provisório. O prédio logo tornou-se pequeno e foi construído um novo ao lado e em 1911 foi inaugurado o conjunto com todos os requisitos necessários para o bom funcionamento de uma Santa Casa. Com o correr dos anos esse conjunto tornou-se insuficiente.
Em 1.928 foi projetada a construção de um novo hospital. Iniciou-se uma campanha financeira, mas sobreveio a grande crise financeira do café e o projeto foi arquivado e em 1946 foi iniciada nova campanha. A Pedra Fundamental do novo prédio foi lançada em 8 de junho de 1947 em terreno que a Santa Casa possuía no alto da cidade. Em 8 de Junho 1948 foi concluída a construção de 3 pavilhões. Em 8 de junho de 1949 iniciou-se a construção de mais 2 pavilhões. Em 8 de junho de 1950 inauguraram-se as enfermarias e os doentes foram transportados da velha Santa Casa para o novo prédio do Hospital São Caetano. Em 8 de junho de 1951 as Irmãs da Providência assumiram a direção dos serviços hospitalares e a Capela foi consagrada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grandes personagens batalharam para a fundação da Santa casa de misericórdia que funcionava no prédio da prefeitura. Depois com muito suor e luta outras pessoas empreendedoras construíram o Hospital São Caetano em prol da população brasopolense . Parabéns ao nosso querido Hospital São Caetano.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.