6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

14 de abril de 2012

CARÇAMENTO DA CIDADE - Maria do Vá


“Óia, mai num há quem num recrame dessi danado de carçamento da cidade qui já tá tudo estrupiado. Tava conversano com uma amiga e ela disse qui a parte que tem us paralepípus tá tombada. Pensei: “É isso intão, tá tombano tudo e ninguém arruma”. Mai um amigo, mais insclarecido mi explicô que tombá num é derrubá, é que fica fazeno parti du patrimônio du povo. Mai quem vai querê uma coisa feia dessa?
Tem lugá qui as pedra tão sartada pa fora, tem otros qui as pedra tão fundada pa dentro...
Eu vinha andano assussegada e pensano na vida, cás mão cheia de sacola... num é qui na minha distração num apercebi um paralepípus sartado e trupiquei neli? Vigi Maria, foi um istrago só! Meu corpo foi e o pé ficô preso nu dito cujo. Fui numa carrera só, catano cavaco, tombano pra frente e só parei dentro dum bar, estatelada no chão. Assustada, cu o coração saino pras boca ainda tive qui iscuitá um mardiçuado ingraçadinho falá: “Ta bebeno muito, hem muié!” . Bebeno, eu? Óia, quem anda bebeno muito é essa turma que pôe essas pedra de quarqué manera na rua. Passei uns dia arreparano e discubri us culpado: é aqueles home que cuida du isgoto e us que cuida da água. Eis tira as pedra tudo, faz um buracão nu chão e adispois põe di vorta. Mais bem que eu arreparei que sempre sobra algumas pedra. Eis num coloca direito, us carro passa i é um tar de afunda dali, sarta daqui. Êta serviçinho mar feito dessi povo!
Ficá tombano as coisa e num cuidá é fáci, mas é nóis qui sai trupicano pur aí. E si quebrá uma perna o um braço? Quem vai cuidá de nóis? Só ispero qui num seja us memo home qui arruma us carçamento. Senão a gente vai acabá tudo torto.
Mai tamém roguei uma praga: essis home qui faiz esse serviço mar feito vai acabá caindo qui nem eu caí, mai eu quero é ta perto pra morrê di dá risada.”

3 comentários:

Anônimo disse...

Não podemos andar nas calçadas, pois são estreitas, cheias de buracos, desniveis para priorizar os veiculos, lixeiras que ocupam a passagem e degraus, muitos degraus. Nossa ACESSIBILIDADE é zero. Então com as calçadas inviaveis temos que andar nas ruas, dividindo espaço com os veículos e trupicando em paralelepipedo mal acentado. O que esta tombado é o tipo de material que é feita a via, no caso nosso devemos retirar todo o calçamento e recoloca-lo de forma adequada. Quando foram feitos os acentamentos o transito de veículos era menor, hoje esta tudo torto e fora de nível, UMA VERGONHA, viu prefeito, vergonha.

Anônimo disse...

Maria do Vá, vc é ótima, fala o que o povo quer falar. Vc é a nossa inspiração, pois já desisti de falar com os vereadores. Fui reclamar com o vereador em quem eu votei, um dos mais votados e um que eu achava que podia confiar, pois tinha posses e conhecimento, é de família ilustre e se gabava de poder resolver os problemas da cidade. Mas sabe o que ele me disse: "Não confie em mim, não peça nada para mim, pois estou decepcionado com a politica". Joguei meu voto no LIXO, onde já se viu um politico que não acredita em política, é melhor largar tudo e ir pescar mesmo. Tenho que achar outro politico que tenha coragem, intelegencia e paciencia para fazer politica, e não politicagem.

Anônimo disse...

Quando achar esta pessoa avisa nóis.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.