6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

26 de abril de 2010

SANTUÁRIO DE N. SRA. APARECIDA - Por Luzia Mendonça

“De acordo com relatos da tradição oral e escrita, a primeira capela foi concluída por volta de 1.862. Foi implantada em terreno chamado “Pasto da Aparecida”, de propriedade do Ten. Francisco José Dias Pereira, com a finalidade de colocar a pequena imagem, já venerada pelos moradores, que fôra achada em uma clareira de um pinhal (araucárias). A imagem estava escondida em um toco de madeira, como diziam os moradores.
A capelinha foi construída por Firmino de Oliveira Melo e, concluída,teve sua sagração pelo Bispado de S. Paulo.
Entre 1914 a 1919, Pe. José Correia, vigário de Brasópolis, constitui uma comissão para a construção de uma igreja maior.
Em 13/02/1916 foi celebrada a primeira missa na nova capela, pelo vigário Pe. Correia, ainda semi-pronta.
No teto da capela, destaca-se um grande quadro da Imaculada Conceição pintado por Luiz Teixeira. O altar foi feito por João Pinheiro de Oliveira Pires, uma obra de arte de estilo gótico, trabalhado em peroba.
Em 07/04/1918, a igreja recebeu a benção solene da 1ª autoridade eclesiástica diocesana, Dom Otávio Chagas de Miranda (Vila Braz- 07/04/1918). Em 15/08/1957, D. Oscar de Oliveira, bispo auxiliar de Pouso Alegre, declarou que a referida igreja filial estava inscrita no número de santuários da diocese em honra da Virgem N. S. Aparecida (Brazópolis- 22/09/1957).”
Luzia Mendonça

Um comentário:

Anônimo disse...

E o relógio foi doado por quem ? ainda é o mesmo?

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.