6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

8 de junho de 2010

II ARRAIAL DE SÃO CAETANO




A noite de muito frio não atrapalhou o sucesso do II Arraial de São Caetano, que aconteceu nos dias 04 e 05 de junho, em benefício do Hospital São Caetano de Brazópolis, contando com a presença de muitos brazopolenses residentes na cidade e os de fora, que vieram especialmente para o evento. A animação da festa ficou por conta de Demétrius Santoro e Helder, com apresentações musicais que fizeram o público cantar e dançar, apesar do pouco espaço para a dança.
O que animou também o circuito da festa foram as barracas de jogos, bebidas, salgados, além do tradicional soletrando.
Para que esta festa fosse realizada com sucesso, os organizadores contaram com o apoio dos funcionários do hospital e seus familiares, além do apoio fundamental da comunidade que ajudou de diversas formas.
Todos dando o melhor de si para que a festa arrecadasse lucros para o nosso Hospital São Caetano que, há muito, passa por grandes dificuldades financeiras.

Hospital São Caetano e sua história
Em 1908 um grupo de cidadãos beneméritos de Brazópolis fundaram a “Irmandade da Santa Casa de Misericórdia” e adaptaram um prédio situado na Rua D. Ana Chaves, para servir de hospital provisório. O prédio logo tornou-se pequeno e foi construído um novo ao lado e em 1911 foi inaugurado o conjunto com todos os requisitos necessários para o bom funcionamento de uma Santa Casa. Com o correr dos anos esse conjunto tornou-se insuficiente.
Em 1.928 foi projetada a construção de um novo hospital. Iniciou-se uma campanha financeira, mas sobreveio a grande crise financeira do café e o projeto foi arquivado e em 1946 foi iniciada nova campanha. A Pedra Fundamental do novo prédio foi lançada em 8 de junho de 1947 em terreno que a Santa Casa possuía no alto da cidade. Em 8 de Junho 1948 foi concluída a construção de 3 pavilhões. Em 8 de junho de 1949 iniciou-se a construção de mais 2 pavilhões. Em 8 de junho de 1950 inauguraram-se as enfermarias e os doentes foram transportados da velha Santa Casa para o novo prédio do Hospital São Caetano. Em 8 de junho de 1951 as Irmãs da Providência assumiram a direção dos serviços hospitalares e a Capela foi consagrada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mui grandioso foi o serviço prestado pelas Irmãs da Providência, o próprio nome já diz tudo.
Tempos em que faziam o trabalho por amor ao próximo, quase sem remuneração alguma.
Muitos profissionais da saúde que estão usando o nome do HOSPITAL SÃO CAETANO em benefício próprio,tem por obrigação, fazer uma contribuição mensal em prol do mesmo, não é justo isso?

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.