6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

15 de julho de 2010

Wilson Luiz Negrini de Carvalho fala sobre Brazópolis em seu blog

http://motoamizade.blogspot.com
( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho





Saí depois do almoço para dar uma volta de moto.
Estava frio e eu estava quase voltando para casa, mas não sei por quê, resolvi continuar.
Em meus passeios pelo Sul de Minas Gerais, estou indo cada vez mais longe e o passeios, obviamente, estão sendo mais demorados e cansativos.

Hoje resolvi conhecer Brazópolis (MG).

Em 1803, começou a se formar na região, um núcleo de habitantes chamado Bom Sucesso. Em 1812 começa a ser construída a Capela da Laje e em 1838 é construída a Capela de Sant'Ana. Algum tempo depois torna-se a freguesia de São Caetano da Vargem Grande. Em 1901 torna-se município chamado de Vila de São Caetano da Vargem Grande e em 1909, passa a se chamar Vila Braz, em homenagem a um famoso cidadão local chamado Francisco Braz Pereira Gomes. Um de seus descendentes foi Wenceslau Braz, presidente da república de 1914 a 1918. EM 1923, torna-se a cidade de Brazópolis.

Atualmente, Brazópolis tem cerca de 15 mil habitantes. A agropecuária é a principal atividade econômica.

Cidade típica do interior, Brazópolis é bem tranqüila, pacata. Se você está querendo fugir do "stress" do dia-a-dia, Brazópolis é um bom local para se passar alguns dias.

Cheguei na cidade por volta de 14:30 horas e apesar do sol estar forte, fazia um pouco de frio. Fui direto para a praça onde fica a Igreja Matriz de São Caetano (construção inicial em 1847 e reforma em 1928). Entrei, fiquei alguns instantes por lá, tirei algumas fotos (a igreja tem lindos vitrais) e depois fui dar umas voltas pela cidade para ver o que tinha. Dei uma passada em outra igreja, Nossa Senhora de Aparecida, mas estava fechada. Tive a oportunidade de conhecer um morador local que contou alguns fatos interessantes da história da cidade.

Na minha percepção, os pontos turísticos de maior interesse em Brazópolis são a Igreja Matriz de São Caetano, a Academia Brazopolense de Letras e História (chamado de "Castelinho", que é também um museu), a Pedra da Cruz para os que gostam de escalada e o Pico dos Dias, com pouco mais de 1800 metros de altura, onde encontra-se um observatório do laboratório nacional de astrofísica. Tem um local onde o pessoal salta de asa delta ms eu não cheguei a ir até lá. Fica para uma próxima vez. A paisagem da região é magnífica.

Não posso deixar de destacar algo que achei no mínimo engraçado, o nome de uma sorveteria, UAICE CREAM com o "slogan" É DE MINAS UAI. Inteligente e criativo.
(...)

http://motoamizade.blogspot.com
( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho

Um comentário:

Tuis disse...

Olá Fátima, fiquei muito feliz ao saber que você colocou o texto que escrevi e as fotos que tirei de Brazópolis em seu blog.

Adorei a cidade de Brazópolis e espero em breve estar voltando lá, com um grupo de amigos motociclistas, para desfrutarmos deste ambiente super legal que tem a cidade.

Parabéns pelo seu blog, ele é bem bacana. Já me ganhou como seguidor.

Abraço,

Wilson Luiz Negrini de Carvalho

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.