6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

3 de fevereiro de 2016

“O MEU PADRINHO PADRE” - Fátima Noronha

EXIBINDO-ME COM AS AMIGAS
_A benção Padrinho! (olhares espantados das amiguinhas)
_Deus a abençoe, afilhada!- Lá vinha o santinho tirado do bolso, depois de um tapinha na cabeça e o sinal da cruz na testa.
_O Senhor é padrinho dela mesmo, padrinho de verdade?
_De verdade, fiz o batizado e ao mesmo tempo fui padrinho dela.
Eu me estufava de tanto orgulho!
-Este é o MEU PADRINHO!

HOJE É DIA SÃO PANTALEÃO
Padrinho quer dizer: Patrono, protetor, defensor.
Logo que nasci, já entrou em minha defesa.
-Tio, fiz promessa de colocar o nome do Santo do dia ao menino se corresse tudo bem e se fosse menina, o nome seria convertido para o feminino.
O Padre já deu uma risadinha...
- Hoje é dia de São Pantaleão! Chamaremos a menina de Pantaleoa, Pantaleã , ou Pantaleona ficaria melhor?
_ Minha Nossa Senhora! - Apavorou-se minha mãe.
_ Mas acho que São Pantaleão ficaria honrado se cedesse seu nome à Nossa Senhora. Vamos chamá-la Maria, Maria de Fátima...
Fui salva pelo MEU PADRINHO!

A TESOURINHA
Tesourinha é como chamamos um bichinho marrom, esquisito, que tem dois ferrões.
_ Olha bem este bichinho, parece inofensivo,mas se ele lhe morder você morre!
E o que o MEU PADRINHO dizia era lei para mim!
E não é que um dia o danado me mordeu? Eu tinha uns 6 anos na época.
-Vou morrer! Vou morrer! – gritando, saí correndo rumo à casa Paroquial .
-Padre Quinzinho tá na Igreja - me respondeu a Teresa - o que aconteceu? Entra...
Nem ouvi o resto.
Rua Ana Chaves cresceu uns três quilômetros, mas cheguei. Gritando e chorando!
- Silêncio! Não grite dentro da Igreja, menina!
_Tio, eu vou morrer, me ajuda! – gritando e ficando roxa.
_ O que houve? Calma!
_ O bicho que mata me mordeu! Me ajuda! O senhor mesmo me disse que se morder a gente morre!
_ Eu disse que morre se ele morder, mas como ele não tem dente, você está salva. Ele apenas lhe aferroou.
E a gargalhada dele ecoou na Igreja vazia junto aos meus soluços.
Depois de uma benção especial à afilhada tudo se acalmou.
Saí aliviada. Graças ao MEU PADRINHO!

A TARTARUGA
Tínhamos em casa uma tartaruga que depois de um tombo ficou com o pescoço torto. Além de comprido, torto.
Olhando bem para ela, pensei: “Ela parece com o MEU PADRINHO Tio Quinzinho”.
E na inocência dos meus cinco anos, assim que ele chegou em casa, trouxe a tartaruga pra comparar. Minha mãe queria sumir de vergonha!
_ Mas não é que parece mesmo? – E aquele sorriso no rosto novamente...
_ Eu não disse, mãe? _ A coitada já tinha sumido com a desculpa de fazer um cafezinho novo.
_ Ainda bem que pareço com ela, mas sou um pouco mais rápido, não acha?
_ Acho sim, o Senhor anda ligeirinho e com o pescocinho torto como ela.
_ Pois é, Deus foi bonzinho comigo e me deu o pescoço dela e não o casco...
E morremos de rir. Eu e o MEU PADRINHO!

ANIVERSÁRIOS
Dia do meu aniversário ele nunca se lembrava. Tantas datas pra guardar na memória...
Mas eu achava que sim. De manhã já ia correndo pra casa Paroquial e sem achar nada constrangedor dizia.
_ Vim aqui para o Senhor me dar os parabéns, porque sei que é muito ocupado pra ir lá em casa.
_ O almoço hoje foi feito em sua homenagem, pedi pra Teresa caprichar. Tem até sobremesa especialmente pra você.
Eu me esbaldava e me sentia uma princesa. Ainda mais quando lá estava algum outro Padre de visita.
Saía de lá me sentindo a pessoa mais importante do mundo e nas mãos o “dinheirinho” que ele tinha reservado ‘especialmente para mim’.
_ Não entendo muito de comprar presentes pra menina. Compra você mesma...
E eu comprava o meu presente com o dinheiro que ganhava do MEU PADRINHO!

QUEM ERA O MEU PADRINHO?
O meu PADRINHO era uma pessoa muito especial. Não padrinho, diminutivo de Padre, mas padrinho mesmo, de batismo. Coisa importante!
Quem era o MEU PADRINHO? Nada menos que o Padre Quinzinho...
Por isso sempre me senti uma pessoa abençoada, pois esse Santo Padre é o MEU PADRINHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.