6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

13 de novembro de 2010

JOÃO FERNANDES DOS REIS: O Craque "ORDÁLIA"

“Ordália” - O Fino da Bola

Diário de São José dos Campos- 13/03/79

Quando o potencial industrial começa a despontar em São José dos Campos, também começou a vinda de muitas famílias de outros estados, atraídas pelas melhores condições de vida que a cidade poderia lhes proporcionar.

Mas o grande potencial dos que por aqui chegavam à procura de melhores empregos, eram e ainda continuam sendo, os mineiros. Talvez pelo avizinhamento da cidade com amigo Estado, eles continuam a vir em busca de melhores dias.





Entre os que prá cá se dirigiram, vindo de Brasópolis, veio o jovem João Fernandes dos Reis, filho do Sr. Pedro dos Reis.

Chegando à cidade grande logo tratou de arrumar um emprego, mas com as seguintes condições: o horário tinha que ser um que desse para jogar futebol. E conseguiu na Empresa de ônibus São Bento, que por mera coincidência tinha também uma equipe de futebol que somente realizava amistosos pela cidade.

“João Ordália”, como era mias conhecido, ficou por muito tempo trabalhando naquela empresa de onde saiu para ir para a Rodosá.

Como todos já conheciam seu futebol de “Raça”, foi convidado para treinar no time da Rhodia. Agradou muito, mas como o time não estava disputando nenhum campeonato, ele saiu e jogou por muitas equipes pela cidade, como: Venezziani, Frigorífico, Cerâmica e outras, sempre mantendo-se como titular.

Mas “Ordália” não era apenas praticante do futebol, ele gostava muito de atletismo e nessa modalidade foi campeão várias vezes em competições dentro e fora de São José dos Campos, e hoje com muito orgulho ele exibe as medalhas que ganhou.


Fato pitoresco da caminhada futebolística de “Ordália”:

Certa vez, jogando contra o Vila Terezinha, pediram-lhe que cobrasse uma falta. Ele cobrou a falta do meio do campo, e saiu na corrida com a bola, e sem querer chegou no exato momento em que a bola ia caindo na área, e conseguiu cabeceá-la, quase marcando o gol, que na certa seria inédito.

São coisas do nosso futebol, que nos trazem saudades e jamais poderemos esquecer dos lances como estes e dos personagens envolvidos.

Alcides Filho


3 comentários:

Ivanir Lopes da Silva Reis disse...

João "Ordália" faleceu em 24/07/2005. Deixando o filho mais novo em Minas. Charles Henrique Lopes Reis, hoje, com 7 anos.

Anônimo disse...

H

Anônimo disse...

Muita gente fala que, meu pai foi um dos melhores jogadore daqui de bras, e eu espero um dia ser um bom jogador, igual a meu pai foi. sou o filho dele, hoje tenho 13 anos e jogo na escolinha do ricardo

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.