6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

5 de março de 2016

Filho de Brazópolis considerado um dos maiores Policiais Brasileiros do Século


Imortalizado na obra "UM CERTO DELEGADO DE CAPTURAS - O Romance de um Mito - Herói", de autoria de Klinger Sobreira de Almeida, Ed. Contexto & Arte, Salvador, Bahia,2009, 803 páginas, o Coronel Pedro Ferreira dos Santos, da Polícia Militar de Minas Gerais, nasceu em Brazópolis na noite de 24 de dezembro de 1914, sete meses, pelas mãos da parteira Cinira.
Com um primeiro choro, que mais parecia um miado de gato, vinha ao mundo um tigre, que iria desmantelar o crime no nordeste mimeiro, mais precisamente nos Vales do Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, sem falar numa terra de ninguém conhecida como Contestado, divisa indefinida de Minas Gerais com o Espírito Santo na década de 1940, e onde se homiziavam pistoleiros, ladrões de gado, estupradores e foragidos da justiça, hoje região da Mantena, MG.
Filho de Soldado João Francisco dos Santos, do então Destacamento Policial de Brazópolis, e de Dona Laudelina Ferreira dos Santos, de uma prole de 8 filhos, Pedrinho, como era chamado quando garoto, ingressou na polícia militar com apenas 15 anos de idade, emancipado após receber seu batismo de fogo como Menino soldado na Revolução de 1930. A força de vontade, coragem, honestidade e disciplina foram traços de caráter que acompanharam pelo resto da vida.
Viveu em Brazópolis até os 11 anos de idade, quando se mudou para Uberaba, sede do 4 Batalhão dos Caçadores Mineiros, para onde seu pai foi transferido. Lá ferequentou boas escolas da vida, sempre estudando, mas também trabalhando para ajudar na rfenda familiar como todo garoto de boa e siomples família de bem da época, fazendo tarefas simplese arriscando até um emprego formal como balconista- vendedor nas Casas Pernambucanas. Aos 14 anos acompanha a família para Guaxupé, MG, sudoeste Mineiro, onde fugiu de casa para defender Minas na Revolução de 1930, utilizando-se de farda e da arma de um desertor. A partir desse acontecimento, ingressa na Força Pública e tranfere-se novamente para Uberaba, onde freqüentou e concluiu o Curso d Formação de Soldado , sendo ainda aprovado nos concursos de Cabo e Sargento, quando , em 1932, se apresenta voluntariamente para defender novamente Minas na hora da Revolução. Em retorna pela segunda vez como herói , já na graduação de sargento.
O menino- soldado, orgulho da família, de Minas Gerais e de Brazópolis, vai mais longe, quando em março de 1936, aos 21 anos, sargento experimentado sob o fogo inimingo nas campanhasde 30 e 32, ingressa no Curso de Formação de Oficiais e em 1940 inicia inicia sua saga como Tenente da Força Pública e Delegado Especial e de Capturas. Torna-se o temido Tenente Pedro e mais tarde Capitão, que viria a povoar de horror a mente de bandidos e facínoras do nordeste mineiro. Prendeu centenas de pistoleiros e mandantes, desbaratou quadrilhas de ladrões de gado, defendeu os pobres contra exploradores e poderosos e notabilizou-se na década de 70 ao elucodar o frio Assassinato do Deputado Estadual Mineiro Nacip Raydan. Por este feio, além de diversas homenagens, foi condecorado com a "Ordem do Cedro do Líbano", no grau Comendador, outorgada pelo governo daquele país , pois o político era filho de Libanês.
Hoje o Coronel Pedro é Mito- herói, cantado em prosa e verso nos rincões do norte, nordeste e leste mineiro. Serviu a causa da segurança pública de 1030 a 1974, retornando à Pátria espiritual na primeira hora da madrugada de 16 de maio de 2000, aos 86 anos. Está imortalizado pela sua história de luta pela paz e prosperidade em Minas ena construção da história de sucesso da Polícia Militar de Minas Gerais. Sua história e sua lenda podem ser encontradas com riqueza de detalhes na Obra do Coronel Klingre.
Fonte: http://www.brazopolis.mg.gov.br/noticias.php?noticia=245

3 comentários:

Anônimo disse...


o cel pedro ferreira e um exemplo para minas gerais e para o brasil

Anônimo disse...

para mim melhor de todos tempo nao e policia mas e o nosso querido prefeito jao mauro,,que sera eleito em 2017 na bença de deus este sim e nosso rei

Anônimo disse...

jao mauro nosso amigo vamos votar nele agora porque ano que vem as coisas melhoram ele vai trazer sim a fabrica de aviao fabrica de macarrao e da nestre tambem,viva jao mauro nosso melhor prefeito ganhou 3 veses eleito se fosse ruim nao ganhava 3 vezer direto viva nosso REI//// AMEM DEUS SEJA LOUVADO

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.