6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

13 de dezembro de 2010

Origem da família Carneiro


O sobrenome Carneiro não foi adotado por apenas uma família, mas por varias, as primeiras “vagas” referencias do sobrenome Carneiro no território do atual Portugal datam do século X, quando supostamente uma família francesa, teria se fixado e criado o solar da família Carneiro, já outra vertente diz que o sobrenome surgiu na Espanha por volta do século XII e teria imigrado para Portugal após sua fundação.

O mais provável é que o sobrenome tenha sido adotado por pessoas que estavam envolvidas na criação de carneiros, sejam pastores, produtores de lã ou ate mesmo de queijo, ou por habitantes de terras importantes na criação de carneiros, já que sua carne e derivados eram muito apreciados na Idade Media.

30 comentários:

Anônimo disse...

FÁTIMA, CREIO QUE ESTÁS MUITO DESINFORMADA À RESPEITO DAS REAIS ORIGENS DA FAMÍLIA CARNEIRO NO BRASIL, POIS A MESMA É DE ORIGEM JUDAICA SEFARADITAS VINDAS DA PENÍNSULA IBÉRICA.
SUGIRO ATUALIZAR O TEU BLOG COM INFORMAÇÕES FIDEDIGNAS PARA SEUS LEITORES.
"CARNEIRO no seu sentido original era um apelido de família usado comumente entre os judeus como código para identificar as origens da linhagem israelita dos portadores deste, que acabou por se tornar sobrenome devido a exigências laicas e jurídicas. Sua adoção por seus portadores se deveu pelo fato dele conseguir por transliteração reproduzir a estrutura do radical hebraico da palavra aramaica KADISH para CARNEIRO que para sua variante CORDEIRO seria o termo hebraico CÓDESH que são ambosvariantes da palvrahebraica CADOSH, significando ambas as palavras ‘‘santo’’ nessas línguas.
Com relação ao fato do significado transliterado por trás do sobrenome CARNEIRO /CORDEIRO (kadish/codésh = cadosh), que quer dizer nas línguasaramaico-hebraica, faladas pelos antigos judeus sefaraditas (provavelmente vindos da Ásia Menor) ''Santo'' esta relacionada com a condição espiritual/funcional do sacerdote ouCohen para ministrar os sacrifícios, que vem a segunda linha de reforço na interpretação deste sobrenome sefarad como de origem sacerdotal."

Fátima Noronha disse...

Peço desculpas ao Sr. Anônimo Carneiro. Pego as informações na internet e não tenho como saber se são corretas ou não. Mas este seu comentário corrige o que postei.
Obrigada!

Braso disse...

São os novos cristãos, não são Judeus genuínos.

Anônimo disse...

Sobrenomes de bicho (Carneiro, Cordeiro, Coelho, Cobra), de plantas (Carvalho, Oliveira, Palmeira, Pereira) e coisas (Machado, Flecha, ) são todos CRISTÃO NOVOS. Famílias judaicas que se "converteram" ao cristianismo para não irem para a fogueira. Muitos vieram para o BRASIL, ajudar na mistureba brasileira. Essas estórinhas da internet é a versão oficiosa para a igreja católica e não a versão das famílias perseguidas durante a inquisição, lógico.

Isabella disse...

Ok, ok.

Fátima, achei muito legal a sua atitude de buscar informações sobre a origem do sobrenome, abrindo portas para as pessoas descobrirem mais sobre sua historia.
(Ainda mais aqui no Brasil, que é praticamente uma Babel. Não é mesmo?!)

Acredito que é com este tipo de iniciativa - em rede mundial - é muito importante para gerar debates e trocas de informações.

Pois é trocando informações que se aprende.

Realmente, o nosso colega "anonimo", tem razão em dizer que deve se verificar se as fontes são confiáveis antes de postar.

Mas nesse "debate" com o Sr. Anonimo, você se saiu melhor.

Afinal.. a atitude do mesmo foi grosseira, extrema e pouco proveitosa.

Fora o fato de falar no escuro, como um anonimo.
Faltou levantar a bandeira do que ele acredita, e sair da zona de conforto.
Falar e não assumir, me parece um pouco covarde.

Posso estar errada, mas me pareceu que o intuito dele era muito mais de impor um conceito religioso, do que expandir o conhecimento á respeito do tema.

Agora me diga você...
De que vale o conhecimento, sem a sabedoria?!

Grande abraço,

Isabella

Ezequiel Carneiro disse...

Olá pessoa!!!
Aquie quem fala é Ezequiel Carneiro,sou praticante das tradições e dos costimes do Judaismo ofocial,tenho passado já por um processo rabinico froto da minha busca sobre a minha origem Carneiro,Voltarei brevemente com mais informações e suas fontes
Um forte abraço!!!

Carlyle Rosemond Freire disse...

É bom lembrar que as família judias as quais tiveram que se converter ao cristianismo, alterando seus nomes para fugirem da inquisição espanhola no fim do século XV, não eram de Portugal. O fato da genealógia portuguesa acreditar que uma família ou outra surgiu da criação ou cultivo de algo, tem sua lógica, já que os fugitivos da inquisição tinham grande poder aquisitivo e tiveram que mudar suas atividades ao chegar em um novo pais; criando ou cultivando algo. Dai para o direito a um título real era um salto, muito dinheiro, prosperidade e influência fazia com que o Rei autorizasse ao mestre de armas a confecção do brasão conforme vivia aquela família. Assim, pode ou não uma família ter recebido um título devido suas atividades cotidianas, como criação de carneiro, cordeiro, bezerro, ou cultivo de pêra, noz, maçã, entre outros, sendo ela ou não de origem israelita. Como estudante a mais de vinte anos de genealogia, espero ter esclarecido a todos que nenhuma verdade é absoluta, e a própria história prova isso todos os dias.

Anônimo disse...

mt boa a origem dessa familia

Anônimo disse...

Sou Edmilson Carneiro de Andrade - Moro aqui no interior de Pernambuco, meus avós vieram para essa região no fim do século XVII da cidade de Flores, diziam que suas origens também era do RECIFE, que tinha alguma coisa com Carneiro Leão, cuja ramificação familiar faz tudo para não destorcer esse sobrenome, por mais que se mistura com outras famílias tá lá sempre o nome CARNEIRO LEÃO. motivo de orgulho para todos nós. De antemão gostaria muito de ser convidado para uma destes encontros familiares porque sou de dar muito valor a minhas tradições familiares. Meu telefone (87)-9952-3724.

Anônimo disse...

meu sobrenome também e carneiro , minha mae veio da paraiba para goias tenho orgulho do meu sobrenome.

Anônimo disse...

É comum ouvir por aí que sobrenomes de animais ou plantas, como Coelho, Leão, Pinheiro e Carvalho, são de cristãos-novos – judeus que trocaram o nome da família na Idade Média para fingir que se converteram ao catolicismo e assim fugir da Inquisição. Talvez alguns até sejam, mas essa regra não existe. As origens desses nomes são das mais variadas. Os descendentes podiam morar numa região arborizada ou ter um apelido de acordo com características físicas. Além do mais, a lista de nomes de cristãos-novos é bem ampla e variada.

Anônimo disse...

Até recentemente, acreditava-se que esses judeus conversos abandonaram seus sobrenomes “infiéis” para adotar novos “inventados” baseados exclusivamente em nomes de plantas, árvores, frutas, animais e acidentes geográficos. Assim, seria fácil. Todos os portugueses com os sobrenomes Pinheiro, Carvalho, Pereira, Raposo, Serra, Monte ou Rios, entre outros, que imigraram para o Brasil após 1500 devem ter sido marranos, certo? Errado.
— Em minhas investigações, não encontrei prova documental de que nomes de árvores, animais, plantas ou acidentes geográficos tenham pertencido apenas ou quase sempre a marranos — afirma Anita Novisnky, uma das maiores autoridades no assunto.
O que causa confusão, segundo Novinsky, é o fato de que os sobrenomes adotados pelos cristãos-novos eram os mesmos usados por cristãos-velhos, alguns por nostalgia, outros por medo de perseguições. Afinal, no Brasil, os marranos foram perseguidos por 285 anos pela Inquisição portuguesa. Quem demonstrasse apego à antiga religião poderia ser condenado à morte na fogueira dos “autos de fé”, as cerimônias de penitência aos infiéis.
Como identificar, então, quem era marrano? A mais importante pista está justamente nos arquivos da Inquisição. Aproximadamente 40 mil julgamentos resistiram ao tempo, 95% deles referentes a crimes de judaísmo. Anita Novinsky encontrou exatos 1.819 sobrenomes de cristãos-novos detidos, só no século XVIII, no chamado “Livro dos Culpados”. Os sobrenomes mais comuns dos detidos eram Rodrigues (citado 137 vezes), Nunes (120), Henriques (68), Mendes (66), Correia (51), Lopes (51), Costa, (49), Cardoso (48), Silva (47) e Fonseca (33).
— A Inquisição anotava todos os nomes dos detidos cuidadosamente, como se fosse a Gestapo nazista e mantinha uma relação de bens de cristãos-novos para confiscar — diz Anita.
Isso não quer dizer, no entanto, que todas as famílias com esses sobrenomes eram marranas. Nas investigações, sob tortura, os detidos diziam tudo o que os inquisidores queriam ouvir, acusando vizinhos, empregados e parentes “inocentes”. Fora isso, os sobrenomes eram realmente comuns.
— Não havia nenhum sobrenome exclusivo de cristãos-novos. Até porque eles mudavam sempre que podiam, além de adotarem nomes compostos. Muitos irmãos e esposos adotavam até mesmo sobrenomes diferentes, só para confundir — explica o historiador israelense Avi Gross


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/o-mito-sobre-origem-de-sobrenomes-de-judeus-convertidos-5227424

Anônimo disse...

Meu sobrenome é Carneiro, meus avós maternos me disseram que foram seus antepassadas que vieram de Portugal, e eu gostaria de saber mais sobre isso.

Jack disse...

Nossa, bem burro esse "Sr. Anônimo". Qualquer um com o mínimo de conhecimento sobre o assunto sabe que não existe sobrenome cristão-novo. Todos eles, na realidade, são sobrenomes cristãos-velhos e já existiam bem antes dos judeus começarem a adota-los para si. Vários pesquisadores internacionalmente respeitados já confirmaram isso, só não vê quem não quer.

Douglas Do Nascimento De Aguiar disse...

Difícil será montar esse quebra cabeça complexo, já que inúmero s motivos as famílias mudaram seus nomes e outros se misturaram, parabéns pra todos que de alguma forma descobre algo novo, mas é melhor fazerem teste de DNA para saber suas origens.

Anônimo disse...

Claudio meu sobrenome e Carneiro, de tanto falar que somos Judeu acabei fazendo DNA de origem, e descobri que tenho, 80% de marroguino o resto sao muitas mistura, o melhor que eu acho que deve fazer se tem tantas duvidas e o DNA de origem, como eu fiz. Fiz nos EUA.

Mário N. Carneiro disse...

Essa história de que Carneiro é um sobrenome de origem judaica é mentira, um mito total. Sou brasileiro, mas meus pais e todos os meus ascendentes são portugueses, e garanto que se tivéssemos UM ÚNICO ancestral judeu nos últimos 500~600 anos, com toda certeza saberíamos, o que definitivamente não é o caso. E casos igual ao meu existem aos montes.

O que as certas pessoas não entendem é que o fato de, porventura, existirem por aí judeus possuindo um determinado sobrenome, não torna esse nome de origem judaica.

Jhesy ice disse...

Detesto meu nome ¬¬'. So serve pra ser zoada na escola com "BEEEEE" na hora da chamada . ='((

Unknown disse...

Caramba é tanta duvidas que prefiro me definir como Brasileiro,pois e mistura tão grande,eu mesmo tenho pele bem clara mas os lábios tão grossos que a melhor definição pra mim e essa Brasileiríssimo.

Unknown disse...

Também tenho o sobrenome Carneiro. Adoraria saber sobre meu antepassado, mas infelizmente pouco sei. Meu pai é nascido em Ponta Grossa no Paraná

resistência disse...

Os carneiros estavam na peninsular Iberica desde o século X, portanto não poderia ser judeus já que a inquisição começou no seculo xIV. Os judeus adotavam qualquer nome. Inclusive os tradicionais alemães. Oduaria ser judeu. Meu none é carneiro e odiaria ser descendente de uma tribu de ladrões da palestina qua inventou um deus cruel e vingador.

Anônimo disse...

Minha vo tem 90 anos nunca usou computador, foi casada com Izaque Carneiro Leão (Recife) de origem judaica. Hoje somos de São Paulo. Não fiquem bravos por quê existem pontos de vista diferente, mesmo porque somos todos irmãos, descendentes de Adan=Adão...Somos apenas frutos da criação de um só Deus, que através dos profetas e mensageiros nos enisou que o mais importante é o Amor...LLR

Thiago Carneiro disse...

Meu pai José Carneiro é de Limoeiro, Pernambuco. Mas não tenho idéia das origens...

Unknown disse...

Boa noite...

As referências mais antigas que eu tenho dos meus antepassados remetem ao estado do Rio de Janeiro - Manoel Baptista Carneiro Junior (1906 - 1991, meu bisavô), natural da cidade de São joão da Barra, filho de Manoel Batista Carneiro e Catarina Carneiro. Seus avós maternos eram: Antonio Carneiro Rodrigues e Rozaria Maria da Conceição e paternos: José Barros Carneiro e Anna Baptista do Espírito Santo. Conforme consta em sua certidão de nascimento
Gostaria de me comunicar com outras pessoas da família que possam colaborar com mais informações.

Anônimo disse...

Alexandrina de sousa em franca
Nascida moreira de sousa
O pai de meu pai se chamava Antonio carneiro de sousa, meu pai chamava-se domingos carneiro de sousa e todos seus irmãos (André, Manuel, Antonio, Jerónimo, Joaquim, José, Abílio) eram naturais de sobrado (valongo). Não sei realmente se a origem deles é judaica mais parece que essa familia deu o terreno para construir a igreja de Santo André de sobrado. Alguem pode confirmar ?

Unknown disse...

Sou Carneiro e sou de origem judaica,não só através deste.Quando se analisa qualquer sobrenome dito cristão novo,há de se considerar o seguinte:O sobrenome,a origem geográfica,local da possivel imigração e costumes.É bom frisar que a forma Carneirol usada poe judeus recede a inquisição espanhola iniciada em 1492.Tenha uma prima pelo lado materno judia espanhola,de sobrenome Carnero.Outro dado não menos importante,é que existe uma família judia de origem Norte Africana chamada ALLOUCHE,e advinha qual é o significado em português? Carneiro. Coincidência?É rova que esse aelido era usado or judeus muito antes da inquisição que perseguiu os cristãos novos.Uma última informação:Se um descendente de cristão novo provar que é de origem judaica pelo lado materno, ainda que por muitas gerações,e não tenha outra fé atual diferente da judaica,é considerado judeu e pode retornar.Em caso de dúvida ou seja,sem prova concreta é oferecido a conversão.

Anônimo disse...

Olá, tenho um tataravô chamado Bernabé Carneiro da Silva casado com Emília Flores Bela de Lima, pai de Antonio José da Silva que casou com Delfina Maria da Conceição. Ao que parece todos de Pernambuco, região de Flores, Riachão, Saco dos Bois, Triunfo... Esse Bernabé Carneiro da Silva também teve uma filha (Maria Emília da Silva) que casou com Manoel Boaventura da Silva pais de Rosa Maria da Silva. Se alguém tiver alguma informação agradeço! Meu nome é Eunice, Tel 11 97167-8187

Haroldo disse...

O sobrenome Carneiro é de origem judaica sim.Os judeus estavam presentes na peninsula ibérica desde a ocupação fenícia,isso foi antes dos romanos por lá chegarem,séculos antes de cristo.Depois da diáspora judaica em 70 d.c. o número cresceu muito.A maioria chegou lá através de migrações pelo norte da África e tbm pelo mediterrâneo.São considerados judeus sefaraditas ou sefarditas por que a Ibéria era chamada de sefarad pelos judeus.Portanto,esse sobrenome estava presente na Peninsula Ibérica muito antes da inquisição.Como aconteceu com vários judeus de outras famílias para fugir eles vieram para as Américas.

Anônimo disse...

Olá, por conta das dúvidas decidir vir aqui esclarecer algo.
Há diferentes teorias sobre a origem do sobrenome Carneiro. Todos os especialistas concordam que é um sobrenome de origem em cristãos-velhos, alguns inclusive citam um cavaleiro Francês, que guerreou contra os mouros para retomar a cidade do Porto.
Porém também é inegável que este sobrenome foi adotado por cristãos-novos, porém este sobrenome só deve ter sido adotado após o séc. XIII, pois este sobrenome surgiu em cerca deste século. Antes da inquisição alguns judeus já adotavam sobrenomes de origem Ibérica, veja por exemplo os Bezerra, que adotaram primeiramente o sobrenome BECERRA (de origem em cristãos-velhos da Espanha) após se estabelecerem na Galícia, mas com o início da Inquisição Espanhola se estabeleceram em Viana do Castelo, Portugal, e arredores.
Nem todo Carneiro/Cordeiro/Bezerra/etc... tem origem judaica, mas que de fato existe uma chance de seus portadores terem origem judaica nos portugueses que adotaram tais sobrenomes, principalmente no Nordeste do Brasil.

Matheus disse...

ALGUNS Carneiros são descendentes de Judeus. Principalmente os do Nordeste.
Minha familia é dos Carneiros da Paraíba, eles até hoje guardam muitos ritos judaicos. Mas nem todo Carneiro é descendente de Judeus.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.