6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

21 de dezembro de 2010

Origem da família Guimarães

O sobrenome Guimarães vem da palavra Vimaranes, alguns acreditam que a palavra venha da palavra germânica Wigmar, que significa cavalo de combate, dai surgiria o nome próprio Wimara, e consequentemente o nome de lugar Wimaranis, que significa terra de Wimara ou terra de cavalos de batalha.

O sobrenome se originou em uma região no norte de Portugal de mesmo nome, outrora chamada de Vimaranes, de onde acreditasse ter partido os primeiros conquistadores do território português, por isso o nome Vimaranes ganhou o sentido de conquistador, nesta região foi construída a cidade de Guimarães, por volta do século X, primeiro foi construído ali um mosteiro e logo após um castelo, o que atraiu pessoas que se fixaram ali, criando a cidade, o mosteiro recebia fartas doações de nobres e ate de reis, com isso, ele se transformou no Mosteiro Real Colegiada, que se tornou um local de peregrinação que atraia muita gente, o sobrenome Guimarães teria surgido no uso do nome desta região para indicar de onde essas pessoas vinham. Para os portugueses Guimarães é o berço da nação portuguesa, já que ali foi a capital do condado de Portucale instituída por D. Henrique e foi também o provável local do nascimento de D. Afonso Henriques, filho de D. Henrique e o fundador do Reino de Portugal. Isso impulsionou a assimilação do sobrenome Guimarães pelos seus habitantes.

40 comentários:

Luana Guimarães disse...

Meu nome é luana gabrielle de araaújo Guimarães.
sou descendente da fámiíla guimarães,mas não sabia onde deu origem a essa familía,pois não conheço nem a metade dela.kkkkkkkkkkk
pra quem não acredita,é muito grande minha familia.
reunião é sempre um saco,pois é muita gente...

mayara victoria fernandes guimarães disse...

Tenho uma curiosidade imensa de conhecer a história de minha familia.

CARDOZZZO disse...

Gostaria de conhecer parentes de luciana carla guimaraes de paulo. sei que ela foi assassinada pelo marido em abril de 1996, mas conheço a filha dela... e a mesma está desesperada procurando por parentes de sua mãe.

meu contato: andrewcsilva@gmail.com

Anônimo disse...

Oi Luana, oi Mayara.
Sou Guimarães Araújo. Meu Guimarães é de avô materno e tem Fernandes de avó materna. O Araújo é avô paterno.

Anônimo disse...

Meu Nome é jaeldis guimaraes e sou irmão de leydiana gomes de paula preciso e quero muito saber como esta e reve-la!!!Meu Contato jaeldisg@hotmail.com obrigado andrew.

Unknown disse...

Oi Sou Irmão Dela Tenho 22 Anos Hoje E Me Chamo Jaeldis Guimaraes E Ela Leydiane não é isso?meu contato jaeldisg@hotmail.com

Unknown disse...

Meu nome e jose geraldo guimarães neto , tenho o mesmo nome do meu avo, meu biso e jose afonso guimaraes minha bisa maria afonstina guimaraes

rdosguimaraes disse...

gostaria de conhecer a origem de Joaquim Gonçalves Guimarães onde tudo começou em Pernambuco no tempo das guerras dos mascates e este tal Joaquim Gonçalves Guimarães saiu de Pernambuco e foi morar no Maranhão no tempo das guerras dos mascate segundo minha finada mãe falava que os avós dela diziam. E TALVEZ FOI NO ANO 1860 EM EM DIANTE. NÃO SEI E QUERO SABER COMO FOI A ORIGEM DESSE.

Anônimo disse...

Sou Mateus Henrique Dias Guimarães e não sabia que tinha um sobrenome importante assim...
Face: mateushenrique.diasguimaraes@facebook.com

Unknown disse...

Sou Francisca Fidélis Guimarães, adoro e tenho muita honra do nome que carrego. Meu pai era de Alagoas, Matinha de Águas Branca.

Anônimo disse...

Tenho Guimarães no sobrenome vem do meu avo materno e isso é um dos meus maiores orgulhos !

Unknown disse...

a família Guimarães estão em todos lugares do Brasil, mas conheço os Guimarães na minha região, MINHA DIZIA QUE VIERAM DO CEARÁ E OUTROS DO MARANHÃO SOMOS DESCENDENTES DE JOAQUIM GONÇALVES GUIMARÃES ESTE É PAI DE ERCÍLIA DE SOUSA GUIMARÃES E ERCILIA MINHA AVÓ MATERNA A QUAL NÃO CONHECI.
SÉCULO 19.

Anônimo disse...

Até hoje minha mãe procura seus irmãos, visto que foi dada para adoção por volta de 1946/1948 em Ribeirão -PE. Ela tem a certidão de batismo onde consta que sua mãe se chamava Julia Batista Guimarães e Antonio Batista Guimaraes

Anônimo disse...

Olá! também sou Guimarães. O meu antepassado foi António Gonçalves Guimarães que saiu de Fafe em Portugal e emigrou para o Rio de Janeiro. A sua filha, Claudina Adelaide Gonçalves Guimarães, foi assassinada pelo marido José Cardoso Vieira de Castro (eles não deixaram descendência) em 1870. Comecei a pesquisar a origem da família quando um documento do tribunal desse julgamento me veio parar às mãos ao mexer nas coisas da minha falecida avó. O meu mais directo e antigo que consegui alcançar é o meu trisavô João Baptista Guimarães. Estou a tentar descobrir como é que parte da Família Guimarães foi parar a Cabo Verde deixando lá descendência até chegar a mim. Parte da família também está aqui em Portugal. Deixo o meu contacto: guimaraes21@hotmail.com. Abraços fraternos a todos desta família tão grande.

Carla Guimarães Santos

Unknown disse...

Meu nome é Paulo Henrique Gonçalves Guimarães e tenho muito orgulho em carregar esses dois sobrenomes. Quero e muito conhecer Portugal e a origem de minha família.

paulo100200750@gmail.com

gustavo guimarães marques disse...

oi parentes vcs sao membros da minha familia foi muito bom conhecer vcs a minha tataratataratataratataratatarataraavó e portuguesa

gustavo guimarães marques disse...

oi parentes foi muito bom conhe cer vcs sabiam que minha tataratataratataratataratataratataratataraavó e portuguesa

Anônimo disse...

oi queria conhecer parentes do rio grande do sul favor entra em contato pelo celular 5596879662 meu nome é Patrik Guimaraes

Anônimo disse...

Legal saber um pouco do meu sobrenome sou Tiago alessandro Guimarães moro no maranhao
Mais sou natural de teresina pi meu face book e tiagofox...

Unknown disse...

Sou Guilherme Guimarães batista , batista de bisavô paterno e batista de avó materno italiano queria muito conhecer todos Guimarães ✌

Anônimo disse...

Sou Paulo Marques Guimarães, de um tenete Portugues que vei para o Brasil pra cidade de Sousa`PB a mando da coroa Portugesa,chamado Luiz Antonio da Silva Guimarães, procura sua origem em Portugal.

Jose Gerlado Guimaraes Sarmento disse...

Meu nome é José Geraldo Guimarães Sarmento, segundo informações meu bisavô é filho de um portugues que veio para Mariana-MG construir uma igreja e uma cadeia e posteriormente para Caitité na Bahia, onde nasceu Sr. Henrique Ribeiro Guimarães, pai do meu Avô Arquiteclino Alves Guimarães, nossa familia é de Salinas-MG, todos vindo do Estado da Bahia

Unknown disse...

ola sou miguel alvino guimaraes e estou feliz em conhecer outros guimaraes bem parece que a familia guimaraes vem de todos os lugares nao sabia que nos eramos tantos e ainda vamos ser mais bem fico feliz vamos la guimaraes

Unknown disse...

Meu nome é Waldir Fernandes Guimarães, filho de Eurípedes Custódio Guimarães e neto de João Custódio Guimarães, moro em Sertãozinho São Paulo! é um prazer enorme saber que temos tantos Guimarães pelo Brasil, abraço a todos!

Unknown disse...

Olá, meu nome é Waldir Fernandes Guimarães, filho de Eurípedes Custódio Guimarães, neto de João Custódio Guimarães, gostaria de saber se minha família veio mesmo da cidade de Guimarães em Portugal, fico feliz só de saber da existência de tantos Guimarães pelo Brasil, abraço a todos! moro em Sertãozinho, São Paulo! www.wgtv.com - wfguimaraes1@hotmail.com

INDIGNADO disse...

Sou Athayde Guimarães , a historia de minha família no Brasil começa em São João Del Rei,berço de ilustres brasileiros , encabeçado por Dr Tancredo !! Vivi alguns anos em Portugal e tive a oportunidade de conhecer a cidade que tem o nosso nome e foi a cidade berço da nação portuguesa !!
A todos os Guimarães espalhados pelo Brasil .......tenham orgulho do nome que carregam !!!!!

Unknown disse...

Meu bisavô Domingos Limeira Guimaraes veio de Potugual disse ao meu avô e o meu avô disse aos filhos que ele era judeu e que tinham vindo da serra dos guimaraes de Portugal e que eles não mais querendo dizer que judeus sendo tratados com diferença

Unknown disse...

Meu bisavô disse que seus antecedentes vieram da serra dos guimaraes em Portugal e q eram judeusmas q não estavam mais querendo dizer que eram porque travam sendo tratados c diferença ele mudou o nome p Cariry depois que combateu na guerra do paraguai

Anônimo disse...

Oi,
Me chamo Deyvid Guimarães e achei bem legal esse post. Não consigo dizer bem de onde meus bisavós tinham familia,mas eles vieram da Itália.. so lembro que o meu biso tinha quase dois metros e cinco centimetros lklkl era muito alto

Unknown disse...

Oi tbm tenho orgulho do meu sobrenome gostaria de saber mais sobre minha origem,mas meu avô não sabia muito da sua história, q é uma pena ele se chamava Geraldo Gonçalves Guimarães se alguns de vcs conhece esse nome me avise veraguimaraes34.0@gmail.com

Anônimo disse...

Oi meu nome é kelly cristina Guimarães, soudescendente de portugues, mas neu bisavó faleu quando ainda era pequena. Gostaria de conhecer minha historia

Anônimo disse...

Fico feliz por pelo menos em partes virtuais nos privarmos em grupos indefinidos para expressarmos o sangue hereditário que corre em nossas veias!!! Me chamo Jovian Sandro Haerolde Guimarães e sei que a raiz dos Guimarães que vieram de Portugal floresceu primeiramente na região norte e nordeste do Brasil....

Nadir disse...

Boa tarde.
Sou Nadir Antonio Guimarães, meu pai chamava-se José Luiz Guimarães (neto de portugueses) nascido em Campos Gerais, viveu em Tres Pontas e se mudou para o Paraná. Seu pai Joaquim de Oliveira (Quinzinho)e sua mãe Maria Cândida de Jesus (Mariquinha). Ele tinha como irmãos: Antonio Luiz Guimarães, Manoel Luiz Guimarães (Neca), Olivia, Maria (Maricota), Izabel(Bela), Elvira (Vilinha). Gostaria de saber se há alguém desta linhagem para termos contatos.

Anônimo disse...

Convido todos para visitarem a página facebook.com/familiagoncalvesguimaraes para juntarmos as informações sobre a Família Gonçalves Guimarães! Se você tem alguma coisa, curte a página e coloque aquilo que você tem! Vamos fazer nossa árvore genealógica!

Unknown disse...

Pessoal algum de vocês é Leite Guimarães de Minas Gerais?

Batista do Nascimento Conceição 1850 disse...

Eu me chamo Batista do Nascimento Conceição Soares 1870 sou sobrinho de Valmor Clementino Guimarães nascido ele e seus irmãos na cidade de Itaporanga interior da Paraíba grande família do estado da Paraíba com vários nomes em vários ramos profissionais política e advocacia,músicos,artistas etc...

Nailsa Guimarães disse...

Sou Nailsa Guimarães. Meu Guimarães vem do meu avô materno, Belmiro de Souza Guimarães, lá do Espírito Santo. Sei que meu avô era descendente de uma ex-escrava com um português. Ele tinha mais dois irmãos (Florêncio e Perílio), ambos de outro pai (ex-escravo também).Descobri através de pesquisas na internet, que meu bisavô se chamava Domingos de Souza Guimarães (estabelecido em Minas Gerais), e minha bisavó, Joana Maria da Conceição. Meu avô herdou de seu pai uma fazenda no Espírito Santo, na região de Carneiro da Rocha, que fazia parte de Iconha (ou Paineiras). Gostaria de saber mais sobre esse ramo dos Guimarães que se formaram no Espírito Santo.

Unknown disse...

Meu nome é renan Guimarães estou a pesquisar nossa origem gostaria de ter contato com os Guimarães ao maximo meu email estou a criar grupo em whatssap meu email renanjcel@gmail.com

Unknown disse...

Eu sou José Carlos Guimarães Cruz. Meu Guimarães vem da região centro sul do Piauí, Violeto - Alvorada do Gurgueia, de minha mãe, Raimunda Guimarães Cruz, e de minha avó materna, já falecida, Eliza Guimarães da Cruz. Gostaria de saber muito mais da minha árvore genealógica. Se alguem puder me ajudar, meu e-mail é zekagcruz@hotmail.com

Unknown disse...

Olá família Guimarães.
Sou Dionne Maria Guimarães de Souza. O meu Guimarãees vem da região de Curvelo, Cordisburgo.
Tenho buscado informações sobre meus antepassados.
Meu avô materno se chamava - Pedro de Assis Guimarães e meu bisavô Altino de Assis Guimarães
Caso alguém tenha alguma informação.
Obrigada

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.