6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

7 de dezembro de 2010

ORIGEM DO SOBRENOME SOUSA OU SOUZA


O sobrenome Sousa, ou a comum variação Souza, de origem portuguesa, não se sabe ao certo de qual palavra ele se originou, uns acreditam que provem do latim Saucia, que significa pedra, já outros dizem que provem de saza, que por sua vez significa seixo, coincidentemente ou não Sousa também é nome de regiões de Portugal, em que estão um rio chamado Sousa, cuja origem é a palavra latina saza, e uma povoação chamada Souza, na qual tem sua origem na palavra latina saucia.

As referencias mais antigas sobre esta família citam a região próxima ao rio Souza na qual, entre século VIII e XI, os seus donos passaram assimilaram para si o nome do rio, desta linhagem gerou-se o ramo nobre da família, que tinham uma parentela com os reis de Castela, Leão e os antigos reis visigodos, por isso em três dos quatro brasões referentes à família Sousa no armorial português, vê-se alusões as armas de Castela e Leão, mas sempre com os escudos azuis do brasão real português resultando sua nacionalidade e sua fidalguia.

O sobrenome Sousa por ser um dos mais antigos de Portugal, passou a ser usado por diversas famílias portuguesas, e no Brasil desde o século XVII ele foi dado a índios e posteriormente a escravos, o que torna o sobrenome Sousa um dos mais populares no Brasil.

28 comentários:

Anônimo disse...

galera entrei nese saite por que meu sobrenome e sousae queria descrobrir sobre meu sobrenome tenho 8 anos chau.

Anônimo disse...

Meu filho, espero que seus pais saibam que voce entrou neste site. Tenha cuidado se espondo voce e uma crianca. Invesigue sim, mas com um adulto junto contigo. isso pode ser seu pai , sau mae, avo, avo, irmmao, ou irma, mas que sejam maiores de idade, para que te protejam.

Maria Mercedes de Souza disse...

Me chami Maria Mercedes de Souza, sobrenome do meu avos paternos. Estou fascinada com todas as informacoes que encontrei sobre isso. Gostaria de comprar os dois Brazoes, SOUSA e SOUZA, algem sabe como poso encontra-los. Aqui esta meu Emai: mercedesbrazil@aol.com. Obrigado

Anônimo disse...

O meu sobrenome é SOUSA é isso é incrível

Anônimo disse...

o meu tambem é souza com z

Anônimo disse...

O meu nome é Emily Gonçalves de Souza eu pensei que o Souza venho da Espanha.

Unknown disse...

Oi, Me chamo Carlos W. de Sousa, to buscando a raiz hebraica do sobrenome, somos descendentes de qual tribo de israel?
Se souber me responde.

Unknown disse...

Me chamo Agricia Dantas de Sousa e eu também estou buscando algo sobre a minha descendência, e pelo que venho encontrado meu sobrenome é quase 100% português.
Não tenho ligação nenhuma com a minha família e estou procurando por meus familiares!

ulu disse...

meu nome e Lucas de Sousa Costa

Anônimo disse...

... Lemos de Souza Costa

Anônimo disse...

Oii eu sou de Souza e queria saber se Souza e de Souza possuem o mesmo significado?? Obrigada

Unknown disse...

eu tmbm me tenho o souza sou gelieder martins de souza quero achar bastante familares dos souza

Anônimo disse...

Sou a 4ª geração brasileira de um português FELIPE ANTONIO DE SOUZA que imigrou para o Maranhão, estabelecendo-se no Município de São Vicente de Férrer. Não sei ao certo de onde ele veio (de qual região de Portugal).

CIDA disse...

meu sobrenome também e souza com z sou de nova Olinda CE ,adoro saber sobre origens e descendências .

Unknown disse...

Eu sou souza nasci em pernambuco gostaria de saber qual é a origem desse souza sou da região do agreste.

colmeia disse...

Quem está buscando informações e é do Brasil, lembro que "DE" sousa quer dizer que é propriedade da família SOUZA ou SOUSA, ou seja boa chance que algum antepassado era escravo desta família portuguesa.

Anônimo disse...

Colmeia sempre tem um babaca como você querendo dar uma de sabichão e falando bobagens. Vou te lembrar outra coisa: Dom Egas Gomes de Souza foi o primeiro a usar o sobrenome. Ele era escravo de quem???? Agora me aparece um doido com essa novidade que o "DE" é pra designar propriedade. Que eu saiba sempre foi pra designar a origem, mas... cada louco com a sua loucura.

Maria Clara de Souza disse...

Oi eu me chamo Maria Clara de Souza Nascimento Rezende Afonso e tenho 18 anos ,queria saber se Sousa ou Souza são da mesma origem

Anônimo disse...

Se fizermos uma árvore genealógica da família Souza, ela ia acabar se transformando na floresta amazônica de tanto que tem Souza no Brasil. Eu mesmo sou uma de Souza,

Patricia Marinho disse...

Ola a todos bisavo chamava se Senhorinha antonia de Souza casada com ancelmo Alves feitoza.Alguém ai e parente minha avo reza a lenda que era portuguesa morou no pernambuco

SOUSA disse...

Conheço algumas pessoas no Maranhão com sobrenome Feitosa.

Unknown disse...

eu tambem me chamo Maria Isabel Jorge de Sousa....estou contente de saber as origens deste sobrenome
obrigado

Unknown disse...

Marcelo Mota De Souza

Anônimo disse...

meu sobrenome é sousa, sou do piauí e ganhei esse sobrenome do meu bisavô que morava em serra talhada no pernanbuco.

Unknown disse...

Alguém é parente do Mizael Bispo de Souza?

Anônimo disse...

Um Rio avó meu se chamava senhozinho de sousa figo de Nova de sousa são da Paraíba depois foram por pernambuco

F. Souza disse...

Afinal, o nome do rio era Sousa ou Souza? No texto, ora está escrito de um jeito, ora de outro... Além do mais, se o nome do rio era com "s", por que o nome da localidade era com "z"?

Anônimo disse...

OLA,pessoal que carrega o sobrenome Souza sou ANTONIO DA MATA E SOUZA, filho de ADELINO FRANCISCO DE SOUZA E ANNA DA MATTA E SOUZA, nasci em Angical oeste da BAHIA, missão do aricobe, tenho 13 irmãos, somente eu a mais 5 estamos vivos, gostaria de saber quem era o meu bisavo, meu avo era JOÃO FRANCISCO DE SOUZA, com certeza foi filho de escravos, gostaria de saber mais detalhes, obrigado desde já.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.