6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

7 de janeiro de 2011

Origem da família Noronha

Família das mais ilustres da Península Ibérica, tem raízes toponímicas, sendo o nome tirado da vila com essa designação, outorgada em condado pelo rei D. Henrique II de Castela, Rei de Castela, ao seu filho natural Afonso, conde de Gijón e Noronha, também referido como D. Afonso Henriques, havido antes do casamento em D. Elvira Iñigues de la Vega.

D. Afonso, conde de Noroña e Gijón, nasceu em Burgos em 1378 tendo casado com D. Isabel de Portugal (1364 - 1395), senhora de Viseu, filha natural do rei D. Fernando I de Portugal.

Todos os filhos deste casal passaram a Portugal na primeira metade do século XV, sendo órfãos e menores, chamados por seu tio D. João I, onde foram providos de grandes casas e ricos senhorios.

O primogénito, D. Pedro de Noronha, foi arcebispo de Lisboa e teve filhos legitimados por carta real, com geração, nomeadamente, nos condes dos Arcos e marqueses de Angeja. O seu irmão D. Fernando casou com a filha herdeira do primeiro conde de Vila Real, Dona Brites de Menezes. Deste casamento descendem, em linha directa, os Noronha-Menezes, ou seja as famílias que usaram sucessivamente os títulos de Marquês de Vila Real, Conde de Linhares, Conde de Valadares, Marquês de Torres Novas e Conde de Parati. Outro, D. Sancho de Noronha, foi o 1º conde de Odemira. A única filha, D. Constança de Noronha, foi duquesa de Bragança pelo casamento.

Passaram aos Açores, Ilha Terceira, no século XVI na pessoa de D. Luísa de Noronha, filha de Pedro Ponce Leão, fidalgo da Casa Real e veador-mór da raínha D. Catarina, e de D. Helena de Noronha, da nobilíssima geração dos Noronhas.

Tinha esta família o seu solar na cidade de Angra, no alto da Rua do Gallo (hoje denominada de D. Amélia), no sítio onde actualmente existe o Palacete Silveira e Paulo que foi pertença do comendador João Jorge da Silveira e Paulo.

47 comentários:

Marlon Noronha disse...

Boa noite! Chamo-me Marlon de Noronha nascido no Brasil, a família Noronha do Pará, está tentando construir o histórico do processo migratório da família Noronha a ao norte do país, gostaríamos que outros descendente dos Noronhas entrasse em contato através do Emil: marlonnoronha@hotmail.com

Fátima Noronha disse...

Marlon, entre em : http://ajaneladobraz.blogspot.com/2010/04/voce-sabia-que-cidade-de-tomazina-no.html
neste blog e saberá alguma coisa sobre Thomaz Pereira da Silva, brazopolense, que fundou tomazina.
Vou pesquisar por aqui e qualquer informação eu lhe passo.
Abraços

Avelina Maria Noronha de Almeida disse...

Sou Avelina Maria Noronha de Almeida, de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. Também quero entrar em contato com outros Noronha pois procuro os pais de minha tetravó Francisca Cândida Xavier Noronha.
Tenho um blog "Genealogia Noronha do Brasil" onde já coloquei uma parte do que sei. Ainda vou colocar mais. Já houve mais de 350 visitas mas, infelizmente, nenhum comentário.
Meu e-mail é avelinaqueluz@bol.com.br

Nilton Noronha disse...

Meu Nome é Nilton Noronha,sou de Salvador-Bahia e gostaria de entrar em contato com outros Noronha
niltonnoronha@gmail.com

sergio noronha disse...

gostatia de saber mais sobre meus antepasados;so sei o nome da minha avó paterna {MARIA JOSE DE NORONHA}de joao pinheiro MG MEU EMAIL E limpadoranoronha@gmail.com

Unknown disse...

gostaria de saber se tenho ligação com você sou do Recife, pernambuco e me chamo Macaive Rodrigues Noronha email rodriguinhoskat@hotmail.com e meu Pai, Manoel Ricardo Noronha

Unknown disse...

oi me chamo Macaive Rodrigues Noronha e meu pai se chama Manoel Ricardo Noronha e gostaria de saber o grau de parentesco com vocês obrigado

Unknown disse...

Oi, me chao Fernando Costa C. Noronha, li a história e vi os nomes noronha e menezes juntos e a avó do meu pai Malvina Noronha de Menezes, somos todos do Ceará, mas precisamente nas cidades de Parambu e Tauá, gostaria de saber se alguém tem algum parente nessas cidades e se vc Fatima Noronha sabe alguma coisa, meu emal: fernandonoronha21@gmail.com! abraço a todos

Tania Valenna disse...

Para quem tem facebook, irá encontrar a Fátima e Avelina lá, assim como muitos outros no grupo https://www.facebook.com/groups/197881040234190/ Apareçam por lá.

Anônimo disse...

Olá,
Estou escrevendo a biografia do Comendador Noronha...
Consta em seu atestado de óbito que

- ERA NATURAL DE TIRADENTES
-
- ERA FILHO DE FRANCISCO JOAQUIM PEREIRA DE NORONHA E SILVA
-
- MORREU EM GUARARÁ EM 25/9/1897 AOS 65 ANOS
-
- DEIXANDO DOIS FILHOS:
SALVADOR PAULA DE NORONHA E SILVA E
ANTONIA AUGUSTA DE NORONHA E SANTOS.
-
- ERA CASADO COM CAROLINA AUGUSTA DE CAMPOS E SILVA

MAIORES INFORMAÇÕES: http://oguararense.blogspot.com.br/2012/10/comendador-noronha-e-silva.html

F.T.Oliveira
oguararense@gmail.com
https://www.facebook.com/oguararense

Carla disse...

Bom dia para todos eu sou Carla Antônia Noronha Ferreira nasci em São Tomé e Príncipe e vivo em Portugal. Procuro familiares do Brasil o pai do meu bisavó era do Brasil. Não sei o nome, meu bisavó chamava se Jacinto de Alva Noronha e viveu em São Tomé e Príncipe em Lemos. Caso alguém saiba de alguma informação aqui deixo o meu email : Carla.noronhaf@gmail.com

Eldo Noronha Silva disse...

Olá! Sou Eldo de Noronha Gomes da Silva, nasci e moro no Rio de Janeiro. Sei que existem duas famílias Noronha: os De Noronha (de origem portuguesa/espanhola) e os Noronha (de origem italiana). Minha família, os De Noronha, são de origem portuguesa, por parte, inicialmente de Don Alfonso Henriques, Conde de Gijón e Noronha. Meu avô, já falecido, chamava-se Edmundo Pelayo de Noronha e somos parentes de Fernando de Noronha (também nome de uma antiga propriedade da família no litoral brasileiro). Também gostaria de saber e encontrar outros parentes da família, já que perdemos o contato com a maioria deles. Deixo aqui meu e-mail é: eldonoronha@gmail.com. Obrigado!

Unknown disse...

estou enviando este comentario pois tbm sou da familia noronha so que do estado de goias

Anônimo disse...

Olá amigos sou Daniella Noronha. Temos Noronhas por toda parte. Somos do Tocantins, e já estamos indo pro 5º Encontro para celebrar essa família tão bonita e rica de histórias. Esperamos todos os anos sempre mais pessoas para assim conhecermos todos os troncos e raízes. Forte Abraço. Mantenham contato, podem procurar no facebook. Queremos descobrir mais Noronhas por aí.

Unknown disse...

Meu nome é Nathalyr Silva Noronha Reis natural de Braganca-PA Meu Avô chamava-se Melquiades Guerreiro Noronha soube q ele era Natural do Ceará e a família foi pra Goiânia onde tenho tios outros vieram pro Pará com ele é minha avó Zizonita Claro Noronha inclusive minha mãe
Não sei o nome dos meus bisavós por parte dele mas gostaria de encontrar mais Noronhas
Soube q a parte dos Noronhas q se encontram no Pará vieram da mesma raiz Genealógica pois encontrei o Neto do Irmão do meu avô em Tucurui no Sul do estado do PA

Meu e-mail pra qm quiser entrar em ctt nathalyrsnr@gmail.com

Anônimo disse...

meu nome é edemir da silva noronha, meu pai imidio de freitas noronha. moro em santa catarina e muitos parentes moram perto. se quiserem entrar em contato: meu face; EDEMIR DA SILVA NORONHA.

Anônimo disse...

Parabéns familia Noronha somos Noronha com orgulho... Minéia Noronha.

Anônimo disse...

Parabens Familia Noronha... Raça forte... nome: Minéia Noronha. Canoas. Rio Grande do Sul

Anônimo disse...

Gente, sabem porque temos o sobrenome Noronha? A verdade é que os escravos eram registrados com o sobrenome do mandão que no começo do nosso brasil foram os Reis que vieram e fizeram os índios e os Africanos de escravos colocando Noronha nos sobrenomes. Graças a eles Hoje nós temos este Sobrenome tão Importante mas livres de escravidão... Minéia Noronha Canoas RS

Anônimo disse...

familia Noronha de Encantado RS... Casal:, João Alves Noronha(Espanhol Negro) e Elvira Mercedes Noronha,(Italiana) Filhos: Valmor Noronha, Valdir Noronha, Nelsi Noronha, Marlene Noronha, Deorilde Noronha, Ortenila Noronha.

Anônimo disse...

familia Noronha de Encantado RS... Casal:, João Alves Noronha(Espanhol Negro) e Elvira Mercedes Noronha,(Italiana) Filhos: Valmor Noronha, Valdir Noronha, Nelsi Noronha, Marlene Noronha, Deorilde Noronha, Ortenila Noronha.

Anônimo disse...

http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?id=3514

Unknown disse...

eu sou noronha nas veias de formosa do rio preto ba

clecio junior disse...

Saudações Família Noronha.
Moro em Manaus e sou filho de Nora Ney Noronha da Silva;
neto de Flausina Noronha da Silva ( que era irmã de Ananias Noronha) e
Bisneto de Maria São José de Noronha.
Quero montar uma árvore genealógica dos Noronhas aqui no Amazonas. Meu e-mail é cleciojr@gmail.com

Unknown disse...

Meu nome e Jose Roberto Noronha moro no rio de janeiro

Unknown disse...

Boa noite, me chamo Luciana noronha e sou da familia Noronha do Ceara. Se alguem tiver informaçoes favor me contactar. Meu email e artsdalu22@gmail.com

Lyanne Noronha disse...

Olá Sou Eliane Noronha filha de Artur Noronha e Lenira Noronha.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle C. Noronha - Photo disse...

Sou da família Noronha de Brazópolis, mas gostaria de registar que há Noronhas em Belo Horizonte também. :)

NILSON NORONHA disse...

Sou NILSON NORONHA filho de MARIA DE LOURDES NORONHA DOS SANTOS. nascida no Pará filha NELSON COELHO DE NORONHA, Filho de BALBINO ALVES COELHO de NORONHA, E VITORIANA IZABEL TORRES DE NORONHA. MEU AVÔ FOI PREFEITO EM BENJAMIM CONSTANTE AMAZONAS. somos de descendência portuguesa, segunda a historia, meus tataravós´ moravam na cidade de são francisco hoje tem outro nome acha que Ibitinga no maranhão, Meu HImail NILSONNORONHAGO/HOTMAIL.COM MORO EM LUZIÂNIA GOIAS, MAS NASCI NO RIO DE JANEIRO

Unknown disse...

Bom dia meu nome é wanderlandya Noronha sou do interior do Ceará e cirei um grupo no face para membros da família Noronha #100%Orgulhoso de ser Noronha e para conhecer pessoas novas e saber mais sobre nossa família bjus.

Cristiano disse...

Cristiano Noronha sou de Vacaria rs estou tentando fazer uma árvore genealógica da família no rs,qualquer ajuda no email Cristianodasilvanoronha@gmail.com

Anônimo disse...

SOU LAISA DOS SANTOS NORONHA BISNÉTA DE ANTONHO NORONHA, QUE FALECEL NO ANO DE2010 COM 100ANOS .SOU FILHA DE EDSON NORONHA E ANA CLEIDE DE SOLSA DOS SANTOS,LEGAL CONHECER PARENTES NOVOS

Unknown disse...

Olá me chamo Lucas Noronha.. vamos criar um grupo no whatsapp da família Noronha para nos conhecer e descobrir a origem da família..
Entrem em contato pelo meu email: lucasnoronha43@gmail.com ou whatsapp: 94991094757

Anônimo disse...

Sou da Família Noronha,de Sergipe!estou tentando localizar os meus parentes,parte de Pai.O meu Avô se chamava Manoel Noronha da Silva,e Minha Avó Maria Francisca da Silva.Desde já agradeço!

Allerson disse...

Olá eu sou o allerson eu não tenho o Noronha no sobre nome mais minha bisavó e meu tataravô tem o sobrenome Noronha da gama eu tô tentando achar fazer minha árvore genealógica da minha descendência da minha família de algum tiver o mesmo sobrenome chama eu no whats (19) 98780-1606

Blog do João disse...

Estou pesquisando descendentes da família Noronha em São José do Rio Pardo, desde o final do século XIX, descendentes de José Teodoro Nogueira de Noronha - filhos Gabrielea Anesia de Figueiredo Noronha, Juvenilha Figueiredo Nogueira de Noronha, Rosentina de Figueiredo Noronha, Adolfina Nogueira de Figueiredo Noronha. Agradeço qualquer informação. Pelo Face - Marcos De Martini (São José do Rio Pardo - SP).

Anônimo disse...

Sou Fransueli, Meu pai era Francisco noronha machado e a mãe dele Catarina Noronha machado. Queria saber mais sobre os Noronhas.

Unknown disse...

oi Fátima, bom dia tudo bem! Meu nome é.José Fernando NORONHA de Araújo, Nascido dia.19/03/1967 Natural de Bélem do Pará.SOU, Bisneto de PEDRO HENRIQUE CABRAL DE NORONHA,NETO de OTÉLIA HAYDÊ NORONHA DE ARAÚJO,FILHO de ALONSO COUCEIRO NORONHA DE ARAÚJO.Somos descendentes do desbravador do AMAPÁ, FRANCISCO CHAVIER DA VEIGA CABRAL(conhecido como CABRALZINHO), que vem ser TIO do meu BISAVÔ.EU também sou muito interesado em saber da origem da Família NORONHA!!!gostaria de saber se a familia NORONHA tem só uma origem quando chegou no BRASIL.Se todos os NORONHAS vem de uma Familia só de PORTRUGAL??? pois gostaria de ajudar ou coloborar com vc em uma campanha NACIONAL, para que possamos juntar o Máximo de NORONHAS em uma Grande Árvore GENEALÓGICA de nossa Familia! e quem sabe um dia possamos Marcar um Grande encontro(local a ser definido)com os descendentes e PARENTES claro. aki no BRASIL e depois PORTUGAL.Acho que seria muito válido pra todos nóis pois saberiamos de fato de onde viemos e quem foram Realmente nossos antepassados,como viviam o quê? faziam,e trocariamos experiências entre nois,saberiamos qual o Grau de parentesco que temos e o mas importante que eu acho. Seriamos Realmente depois deste encontro uma GRANDE FAMILIA NORONHA no BRASIL.podemos nos ajudar uns aos outros, como podemos ajudar outras FAMILIAS a se encontrarem para se confraternizar. o que vc acha ??? se outras pessoas ou algum NORONHA estiver lendo está MSG porfavor dê sua opinião ok!ou entrem em contata comigo.e.mail ze-noronha@hotmail.com um GRANDE Abraço a todos

Ludmila disse...

Olá! Tb sou uma De Noronha tentando encontrar familiares. Sou de Salvador e o pouco que sei é que meu avô se chamava Francisco Ferreira de Noronha.

Unknown disse...

Olá sou Uvalde de Noronha Teixeira nasci em João Pessoa-PB meus a família da minha mãe era de Pernambuco-Pe e o meu avô chamava-se Cesario Cesar de Noronha Farias e o meu bisavô chamava-se Coronel Belarmino Gonçalves de Noronha Farias. Procuro informações sobre a família. Um primo que faleceu há alguns anos que era cineasta chamado Linduarte de Noronha foi um cineasta (File de sucesso: ARUANDA), professor e procurador da justiça esteve em Portugal várias vezes disse que encontrou muitas pessoas com o sobrenome DE NORONHA.
Meu email para contato é: uvalde91@gmail.com

Joana Luíza disse...

Olá sou Joana Luiza de Noronha Alves
Meu facebook e Joana Luiza de Noronha
Sou do Rio de Janeiro.

Unknown disse...

Estou a procura de informações sobre a família NORONHA. Que viveram no Pará, Piauí e Ceará. Sou neta de Maria Noronha da Silva.

Anônimo disse...

Boa tarde. Sou Marcos Paulo Gonçalves Noronha. Natural do Ceará (Parambú).
A origem da família Noronha no Brasil é diversa, mas sofre com duas influências principais. Os Noronha de origem portuguesa/espanhola da família proveniente da região das Asturias na espanha que migrou para portugal por volta de 1300. Onde elos deste ramo migraram para ilha dos Açores. No brasil espalharam-se principalmente na região sudeste, sul e parte da região norte.
A outra vertente da família foram os cristão novos (judeus portugueses e espanhois convertidos para escapar da inquisição) que utilizaram o sobrenome Loronha, e após modernizou-se para Noronha. Este ramo emigrou para o Brasil espalhando-se principalmente no nordeste, daí também espalhando-se para outras regiões. Tornando tão difícil afirmar qual ramo familiar nós pertencemos.

Didelphis Oficiinarum disse...

Olá, meu nome é Bruno Gomes de Noronha, minha familia é do interior de pernambuco (araripina) ao que parece somos a unica familia noronha nessa regiao de pernambuco. Meu email é asphael@gmail.com entrem em contato que passo os nomes dos meus avós

Anônimo disse...

Sou Silvana da Cunha Lemos Noronha, filha de Expedito Justiniano de Noronha, filho de José Justiniano de Noronha, filho de Lourenço Justiniano de Noronha, filho de Francisco Justiniano de Noronha, filho de Lourenço Justiniano de Noronha.
Alguém com estes sobrenomes na família para conversarmos?

Anônimo disse...

Tem muito cabeça-chata Noronha, desisto de ser Noronha. Sou carioca da gema! Tchau família Noronha.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.