6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de fevereiro de 2011

Dia 23 de março será solto no Rio Vargem Grande em Brazópolis 10 mil alevinos

Mais uma Iniciativa do Projeto Curupira em parceria com a Cemig - Dia 23 de março será solto no Rio Vargem Grande em Brazópolis 10 mil alevinos das espécies curimba, piau, piracanjuba,dourado e outras nativas de nossa região.

Nesta terça-feira, 22 de fevereiro, teve início a temporada de peixamentos de 2011 no Sul de Minas. A soltura de peixes alevinos e juvenis é promovida pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, através do Programa Peixe Vivo, criado para preservar a ictiofauna nas bacias hidrográficas onde a Empresa tem usinas. Até final de abril, será realizada a soltura mais de 100 mil peixes de espécies nativas da Bacia do Rio Grande em rios de 19 municípios do Sul de Minas.

No primeiro evento desta temporada, foi realizada soltura de 10 mil alevinos das espécies curimba, piau, piracanjuba e dourado, no Rio Aiuruoca, em São Vicente de Minas. Nessa sexta-feira (25/2), serão soltos mais 3 mil alevinos destas espécies no Rio Verde, na cidade de São Lourenço.

11,7 toneladas de peixes soltos em 2010

Mais de meio milhão de peixes, equivalente a uma biomassa de 11,7 toneladas, foram soltos nas regiões do Sul de Minas, Triângulo, Alto Paranaíba, Norte de Minas, Campo dos Vertentes e Vale do Jequitinhonha, em ações de preservação e educação ambiental. A soltura promovida pela Cemig aconteceu em 65 peixamentos realizados em mais de 40 municípios mineiros que fazem parte das bacias dos Rios Grande, Paranaíba, Pardo e Jequitinhonha. A maior parte dos eventos teve a participação de representantes das comunidades locais, em um trabalho para sensibilizar a população sobre a importância de preservar nossos ecossistemas.

A Estação Ambiental de Itutinga (Sul de Minas) forneceu o maior número de alevinos para soltura no Alto Rio Grande: 342 mil. Dentre as espécies produzidas em cativeiro, a curimba, o peixe mais capturado por pescadores em rios mineiros, foi o destaque. Mais de 390 mil espécimes foram utilizados nas ações de repovoamento, sendo 320 mil na bacia do Rio Grande.

A iniciativa também favorece a geração de renda nessas regiões, pois parte da produção é realizada em parceria com produtores rurais, que recebem insumos, pós-larvas e assistência técnica. Em contrapartida, a Cemig recebe metade da produção, enquanto a outra metade é comercializada pelo próprio produtor.

Avaliação da Eficiência

Uma novidade do programa Peixe Vivo é o início do projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) Avaliação da Eficiência de Peixamentos, uma parceria da Cemig com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Basicamente, o projeto consiste no monitoramento dos espécimes soltos e também na extração de amostras genéticas para formação de um banco genético.

Dos 320 mil alevinos de curimba soltos na bacia do Rio Grande, 4 mil foram destinados a essa pesquisa. O monitoramento é feito através de marcadores físicos, chamados “marcadas codificadas”, que são introduzidos nos alevinos antes da soltura. Os marcadores permitem que os cientistas analisem o tempo de sobrevivência, o crescimento e a reprodução dos espécimes quando recapturados. Dessa forma, é possível avaliar a eficiência das medidas de manejo e fazer projeções para as posteriores solturas, identificando, por exemplo, os melhores locais para sua realização.

O estudo tem obtido sucesso na extração, amplificação e seqüenciamento de um dos marcadores genéticos. Os resultados obtidos a partir do conjunto desses marcadores permitirão ampliar a caracterização genética das matrizes. O DNA extraído e identificado ficará armazenado em um banco com intuito de conservar informações diversas, incluindo o conhecimento histórico da diversidade das matrizes utilizadas na Estação de Volta Grande.

14 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, tudo bem, mas o SR.SECRETARIO DA PREFEITURA deveria dar um passeio com sua MOTONA pelas ruas da cidade e ver a situasao das ruas...tah que eh puro mato!!Vai ver que por ser do partido verde quer deixar a cidade verde, de tanto mato!!!O POVO paga imposto e exige uma cidade limpa...por favor.

Anônimo disse...

Se fosse só mato estava bom...os jardins estão largados, bancos quebrados, onde está o responsável? Cadê o SECRETÁRIO DE OBRAS da PREFEITURA?

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo,
Em frente do Grupão tem uma moita, acho que deveríamos colocar uma placa "CUIDADO NÃO PISE NA GRAMA".
Pois acho que o secretário da prefeitura está investindo em gramados na cidade toda, né mesmo IVAN.
Observando, os moradores é que estão carpindo a rua, para que serve o dinheiro dos nossos impostos?

Anônimo disse...

Bom. acho que o nosso Secretátio de obras, não sabe o que fazer, onde já se viu ele quebrar o meio fio (calçada) e ainda pintar de amarelo só para sua moto.
Sendo que, nem para um cadeirante não tem calçada.
Será que ele faz esta avaliação?
Precisamos melhorar/aplicar para os deficientes em geral, acho que os deficientes não é citado em nhum plano da prefeitura.
Uso o exemplo da tua mota e aplique para os cadeirantes.

Anônimo disse...

Não seja por isso, ele deve gostar de morar no mato, por que proximo a casa dele (poste), esta crescendo uma planta estranha, eu tb vi um senhora
limpando a frente de sua casa, fiquei indignada.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 13:22, só acho que a placa deveria conter o nome "Projeto Curupira" do sr. secretário pq o projeto Curupira é defensor do meio ambiente rsrsrsr

Anônimo disse...

Essa história de alevinos seria muito bom se não fosse o descaso com as ruas de Brazópolis.Independente de partidos,das brigas políticas e leva e trás que estão pensando que A JANELA é,limpem as ruas da cidade.Como vamos receber os visitantes do carnaval?Fátima sei como deve ser difícil pra você ter que publicar alguns recados,mas cuidado com o nível do jornal.No começo o jornal era ótimo,mas agora tão fazendo do jornal uma guerra política.Adoro você e seu jornal.

Anônimo disse...

E a gruta da rodovia?


Ass: Defensor do Braz

Anônimo disse...

A Fati posta apenas o que o povo quer saber, e nada mais do que justo requerermos melhorias na infra-estrutura e beleza de nossa querida cidade.Carnaval chegando e tudo largado...

Anônimo disse...

Ainda bem que o DER embargou a construção da gruta na rodovia. Se tivesse concluído já imaginaram o que teríamos lá?

Anônimo disse...

Nossa, quanta barbaridade...realmente a nossa cidade ta no completo abandono, as ruas parecem um tobogam, acabam com os carros! Fiz um tal de requerimento na prefeitura pra arrumar a rua da minha casa e nada ainda...

Anônimo disse...

o secretario da e dormindo e ganhado o seu dinheiro.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Parabéns ao organizadores pelo projeto, muito legal mesmo, isso é muito importante, e vai ser a alegria dos pscadores.... Acho nobre a iniciativa...
Mas assim como todos acima..... gostaria muito que Brazopolis tivesse um secretario de obras, por que parece não ter....
As ruas e praças estão totalmente largados a Deus dará.... e p/ um bom secretario de obras, dá p/ fazer o dois e não optar por 1 projeto só...
MAs como parece ser dificil, parabéns por esse!!!..kkk
Ah.... lembro de um secretario de obras em braz, Jose alguma coisa que não lembro..rsrs, p/ mim ele foi excelente.. atendia pontualmente aos pedidos, que Tal ele de volta.... POis secretario de obras, tem que ser alguem que entenda disso, de obras.....

Anônimo disse...

Ai nossa td haver né... materia falando sobre peixes e esse povo brigando por cauda de rua!!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.