6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

17 de fevereiro de 2011

Venceslau Braz

(26/02/1868 -15/05/1966)

Venceslau Brás Pereira Gomes foi o Presidente brasileiro durante a Primeira Guerra Mundial. A participação do Brasil na guerra se tornou inevitável depois de ter alguns navios torpedeados por navios alemães; a participação foi indireta e acabou mesmo favorecendo um surto industrial na República Velha.

Nasceu na pequena cidade de São Caetano da Vargem Grande no interior de Minas Gerais, que é chamada atualmente de Brasópolis. Era filho de Francisco Brás Pereira Gomes que era o chefe político da cidade; foi por sua causa que a cidade mudou de nome, como uma homenagem. Venceslau Brás foi para São Paulo onde se formou em Direito na Faculdade de Direito de São Paulo em 1890, retornou a Minas Gerais logo em seguida e começou sua carreira como promotor público em Jacuí e Monte Santo. Nesta última cidade deu início a sua carreira política – foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal.

Passou por diversos outros cargos políticos até se envolver finalmente com uma eleição presidencial. Em 1910 formou uma das chapas presidenciais em parceria com Hermes da Fonseca, e nessa época candidatava-se ao cargo de vice-presidente do Brasil. A campanha pela eleição do presidente Hermes da Fonseca foi muito bem sucedida e Venceslau Brás desempenhou o segundo cargo político mais importante do país no período entre 1910 e 1914.

Hermes da Fonseca era gaúcho e militar, um reflexo da crise da política do café com leite. Mas para sua sucessão, as oligarquias dos estados de Minas Gerais e São Paulo voltaram a se entender para impedir a eleição de um outro gaúcho que havia sido indicado pelo presidente Hermes da Fonseca: Pinheiro Machado. Sustentado pelo apoio dos dois principais estados na política brasileira e amparado pelo acordo entre as elites oligárquicas, Venceslau Brás foi eleito Presidente do Brasil tomando posse no dia 15 de novembro de 1914.

O seu governo enfrentou conflitos de âmbito interno e externo. Internamente, quando ele assumiu o cargo, estava ocorrendo uma revolta na divisa entre os Estados de Santa Catarina e Paraná – a Guerra do Contestado. Os revoltosos, liderados por José Maria, tinham a ambição de implantar uma “monarquia celestial”, onde não haveria propriedade privada ou qualquer tipo de imposto. O movimento, que estourou ainda no governo de Hermes da Fonseca, se estendeu até o governo de Venceslau Brás, que finalmente conseguiu dar um fim de forma pacífica para a revolta.

Externamente, o mundo passava por um momento crítico do imperialismo, no qual as grandes potências da Europa entraram em conflito armado, ocasionando a Primeira Grande Guerra Mundial. O Brasil tinha motivos naturais para se posicionar como favorável ao grupo da França, pois a influência francesa foi muito marcante durante a história brasileira e havia grande afinidade diplomática entre os dois países. Além disso, alguns navios brasileiros foram torpedeados por navios alemães no Atlântico, o que fez o Brasil assumir oficialmente uma posição favorável aos Aliados no conflito.

A participação do Brasil na guerra não foi no campo de batalha, se deu através do fornecimento de alimentos e transportes marítimos. Com a crise que a Europa atravessava, o Brasil não tinha como importar os produtos europeus de costume. Por esse motivo foi preciso desenvolver uma indústria nacional, gerando um surto industrial que seria importantíssimo para diversificar um pouco a produção brasileira tão dependente do café.

No campo econômico Venceslau Brás adotou uma política de redução dos gastos públicos, estimulando também as exportações de matérias-primas e alimentos. Como medida política e social promulgou em 1916 o primeiro Código Civil Brasileiro, que entrou em vigor no ano seguinte.

Nos últimos anos de seu governo, o Brasil foi atingido por uma epidemia de “Gripe Espanhola”, provocando a morte de aproximadamente quinze mil pessoas. Foi sucedido na presidência por Delfim Moreira em 1918.

Após completar o mandato presidencial, Venceslau Brás foi morar em Itajubá, Minas Gerais, tornou-se presidente vitalício de um grupo de empresas regionais e foi o ex-presidente que mais tempo viveu. Faleceu aos 98 anos de idade, na mesma cidade, no dia 15 de maio de 1966.

Como homenagem, três cidades receberam o nome do político mineiro: Wenceslau Brás, uma no Paraná e outra em Minas Gerais, e Presidente Venceslau, no estado de São Paulo.

Fonte: http://quemtemsedevenha.com.br/quemtem/?p=2739

Um comentário:

Anônimo disse...

Afinal, é Wenceslau ou Venceslau?

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.