6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

29 de abril de 2011

Comunidade rural de Brazópolios resgata Festa de Santos Reis



Quando falamos de tradição em nosso município podemos enumerar algumas manifestações culturais, artísticas e religiosas que vem se consolidando ao longo de nossa história.

Uma delas, até pouco conhecia mas porém com grande importância cultural é a Festa de Folia de Reis ou Festa de Santos Reis que vem resgatando a cultura mineira desde 2005.

Este ano a festa aconteceu no Bairro do Japão no dia 15 de janeiro onde reuniu um número expressivo de pessoas sendo os festeiros Roberto Tobata e Dona Vera. José Raimundo Ribeiro foi o mestre responsável com sua Companhia Folia de Reis.

A reza inicia-se com canto e fala diante do Presépio contando a história dos reis , a história de Maria, José e Jesus. Passa também pelo nascimento de Jesus Cristo numa linda declamação.

A comunidade dos bairros rurais de Brazópolis vem resgatando essas festas populares desde 2005. Um exemplo disto foi a Grandiosa Festa de Santos Reis realizada no bairro Araújos em 2005 onde teve a participação da congada de São Benedito (da cidade de Itajubá) e também um terço foi rezado. Já em 2008 houve a participação da congada de São José do Alegre e o terço foi rezado pelo Frei Mauro de Brazópolis na capela Nossa Senhora Santana. A apresentação da Folia de Reis foi realizada na residência do Sr. Joaquim. Em 2010 a manifestação religiosa aconteceu no bairro Can Can de Brazópolis com a participação da folia de Reis de Itajubá e o terço também foi cantado por Dona Margarida e seu grupo.

Fonte: http://www.brazopolis.mg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.