6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de maio de 2011

Fogão Solar – Aprenda a fazer um

É muito simples fazer um fogão solar de caixa desmontável a partir de duas caixas de papelão. O melhor é que esse modelo pode ser tanto usado em casa quanto por exemplo em acampamentos.

O truque é cortar fora o fundo de cada caixa criando duas peças: a base e os lados. Depois disso, é possível desmontar a caixa dobrando seus lados e assentando-os sobre a base; ou, quando você quiser usar o fogão, insira os lados direto na base (figura 1 - logo abaixo), abrindo-os e dobrando a superfície plana para baixo e para dentro (figura 2 - logo abaixo).


A tampa se encaixa perfeitamente na base da caixa maior, de tal forma que, quando desmontado, o fogão assume a forma de uma caixa do tamanho de uma pasta de documentos.



Figura 1


Corte fora o fundo de uma caixa larga. Faça uma dobra em cada um dos lados mais curtos. Então coloque os lados dentro da base.



Figura 2


Faça duas pregas em cada aba de tal forma que uma vez que elas forem dobradas, formem uma parede com cerca de 1" (2cm - 3cm) de espaço vazio. Note que você terá que aparar as abas menores de cada lado de forma que elas possam ser dobradas depois que os lados maiores já tiverem sido dobrados.



Figura 3


Coloque duas argolas de papelão no fundo da caixa mais larga. Elas irão manter o espaço de ar entre a caixa maior e a caixa menor.



Figura 4


Corte fora o fundo da caixa menor e coloque-o dentro da caixa maior de forma que ele descanse sobre as argolas de papelão. Coloque uma fôrma de metal preto nesta base.



Figura 5


Prepare os lados da caixa menor assim como você fez com os lados da caixa maior. Então, coloque-os dentro da montagem de tal forma que eles fiquem dentro da base da caixa menor.



Figura 6


Dobre os lados da caixa menor de tal forma que eles fiquem embutidos na base da caixa maior. Apare um dos cantos de cada aba para poder embuti-las mais facilmente.



Figura 7


Agora você tem uma base completa.



Figura 8


Coloque a tampa e você estará pronto para cozinhar. Você pode fazer qualquer tamanho de fogão usando este método.


Construindo a tampa


Pegue uma folha larga de papelao e coloque em cima da base. Trace um contorno e, em seguida, corte e dobre para baixo os cantos para formar a tampa com 7.5cm. Dobre e cole os cantos em volta (figura 4). Adapte o enrugamento da folha de modo que elas fiquem da esquerda para a direita assim, mais tarde, poderá ser inserido o suporte dentro da parte enrugada da caixa (figura 5).


Uma maneira de fazer a tampa se encaixar bem é manter um lápis ou caneta contra o lado de fora da caixa quando se estiver preparando-a (figura 5). Para fazer a aba refletora, trace uma linha na tampa formando um retângulo no mesmo tamanho que o forno aberto. Corte em volta dos três lados e dobre a aba resultante para cima formando o refletor (figura 6). Coloque papel alumínio no lado de dentro da aba. Para fazer um suporte inclinado, use um arame grosso (tipo o usado para fazer cabide) com 30cm de comprimento, como o indicado na figura 6. Insira-o na parte enrugada da caixa, como exibido.

Próximo passo, vire a tampa de cabeça para baixo e cole um saco plastico transparente (ou um material envidraçado) no lugar. Isto faz uma camada dupla de plástico. As duas camadas tendem a separar cada um para formar um espaço de ar como no forno. Quando se usa este método, é importante também colar o saco fechado com o fundo aberto. Isto impede que o vapor d'água entre no saco e se condense. Como alternativa, pode-se cortar qualquer tamanho do saco aberto para formar uma folha plana e largo o bastante para cobrir o forno aberto.

Finalmente, para fazer o tabuleiro, corte um pedaço de papelao, do mesmo tamanho do fundo do interior do forno e aplique papel alumínio em um lado. Pinte o lado em que está o papel alumínio de preto e deixa ele secar. Coloque-o no forno (o lado preto para cima) e coloque as panelas sobre isto quando estiver cozinhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.