6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

23 de maio de 2012

Liberdade de imprensa? Somos realmente livres? - Fátima Noronha

Será que temos liberdade de imprensa?
Será mesmo que nosso direito de mostrar os fatos reais, de reclamar, de opinar, são respeitados?


Em minha opinião, todo cidadão tem o direito e o DEVER de reclamar quando as coisas estão erradas...

Liberdade? Que liberdade???

Que liberdade é essa,
que me faz tirar um comentário do blog, porque um chefe cobra de seu subordinado a expressão de sua  opinião com a ameaça de perder o emprego?

Que liberdade é essa,
se eu tenho que escolher palavras pra defender minha terra quando outros a estão  degradando?

Que liberdade é essa,
se eu não posso dar minha opinião, dizer o que penso, lutar para que as coisas melhorem?

Que liberdade é essa,
que me faz ouvir desaforos, insultos, porque alguém não gostou do que foi publicado, mesmo sendo a verdade, por achar que vai "denegrir" sua imagem?

Que liberdade é essa,
que me impede de mostrar os fatos, como realmente aconteceram?

Que liberdade é essa,
que faz dos brazopolenses um povo medroso, sempre "pisando em ovos" quando quer reclamar o que é de seu direito?

Que liberdade é essa???

Liberdade??? Que liberdade???


“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último” Thomas Jefferson, (1743 - 1826), estadista e ex-presidente dos EUA"

16 comentários:

Flora M.Gomes disse...

Querida amiga,é por isto que gosto tanto de vc.Continue sendo o que vc é,isto é Liberdade,continue falando a verdade,elogiando o que é bom e criticando o que é ruim,isto não denigre a imagem de ninguém,as pessoas inteligentes aproveitam as criticas para corrigir o que está errado.Temos que aproveitar a nossa vida(curtinha)com LIBERDADE.Hasta!

Anônimo disse...

Não existe "liberdade de imprensa", como não existe "liberdade religiosa", nem existe "liberdade de escolha qualquer". Existe liberdade, ponto. E quando ela não existe, nada mais vale a pena existir. A liberdade é tão fundamental, que os 9 meses que passamos presos na confortável barriga da mamãe não são sequer contados. A gente só conta a partir do momento em que é livre para contar. - Renato Lôbo

Anônimo disse...

Boa noite Fátima, gostaria de saber o que está acontecendo com a E.M. Dona Maria Carneiro (Grupinho), hoje vi que estão construindo um alambrado dentro da escola, dizendo que o muro irá ser derrubado, diminuindo o espaço que já é pequeno para as crianças brincarem. De quem é este Projeto? Prefeitura?Ordem judicial?Perguntei ao "presidente da camara" e ele me disse naõ estar sabendo de nada e muito menos viu o que está acontecendo. Será que só eu estou vendo coisa?Estou me sentindo um verdadeiro idiota por acreditar que este brasopinho pode melhorar.José de Lurdes Vizotto

Fátima Noronha disse...

Oi Lurdes, pelo que sei, ouvi ou li em algum lugar, é que vão construir um espaço para embarque e desembargue dos alunos nos transportes escolares, pois a rua está perigosa por ter muito muito movimento.
Vamos ver se alguém lá do Grupinho tem uma informação mais precisa pra nos dar.

Ângela Maria disse...

Fátima, parabéns por essa essa pessoa que é, Vc demonstra realmente amar nossa cidade. Vc não é daquelas que fala apenas, vc torce, luta, põe a cara a tapa.
De verdade fiquei até com vergonha, pois eu sou daquelas que tem medo de falar. Daquelas vê errado, mas fica calada.

Ana Paula disse...

Aqui em Brazópolis não temos liberdade pra nada. Se falamos o que pensamos somos perseguidos, ameaçados.
Colocamos em risco até nossos empregos ou o empregos dos familiares.
Até quando, meu Deus?!?!

Jairo Teixeira Mendes Abrahão disse...

Querida Fatima(já estou ficando íntimo!!!).
É isso, mesmo! Não se cale ante desmandos!! Escreva o que voce pensa, doa a quem doer!!! Sem mêdo! Garanto que seu detrator se calará!!
Alô, Flora Gomes! Gostei do Hasta!!!! Flora você é parente do Carlinhos, filho da "Dona Flora", irmão da Antonetinha??? As haspas em D. Flora é porque assim eu a conhecia. Na realidade fui colega do Carlinhos,no Grupão, de quem nunca mais ouvi falar! Minha irmã Tininha, que assim como eu, nasceu em Brazópolis, mais velha que eu, morou muito tempo em Itajubá, indo com frequencia para aí. Ela, sim conheceu todo mundo de Brazópolis. Se voce for parente do Carlinhos, como deve ser,diga-lhe que gostaria de me comunicar com ele!
Abraço às minhas duas novas amigas!

Jairo

Flora Maria C. Gonçalves Gomes disse...

Oi Jairo,sei quem vc é,conheci muito a Tininha e família.Infelismente meu querido primo morreu na década de 80 num acidente na Cosipa.Ele era uma pessoa carinhosa e vinha nos visitar sempre,era o xodó de meu pai.Vamos conversar mais,passe o seu email pra Fátima e ela passa o meu pra vc.Venha um dia em Brazópolis pra batermos um papo,será um prazer.Hasta!

Braso disse...

Fatima, sinto muito por você e por nós brazópolenses, entendo o que esta passando com a censura, passei por isso uma época da minha vida, o difícil é que algumas pessoas embutidas de "autoridades" usam de outras pessoas e até de familiares ligadas a quem se manifesta ou "critica" algum ato ou ação de qualquer das autoridades constituidas, ameaçando retaliações e outras coisas que fazem o ser humano ficar na mais baixa categoria da ética e do mau caráter, mas uma coisa eu garanto, o poder não é para sempre, tem inicio, meio e fim, vamos aguardar porque quem viver verá o fim desses depostas.

Braso disse...

Anônimo das 00:19

Quem aprova ameaças de maneira velada e sorrateira é um hipócrita,valores tem quem se identifica e assina o que fala e escreve, agora esconder na escuridão é para covardes, pense nisso.

Luiz Julian disse...

Pois é, concordo com vc. Mas me diga uma coisa, Braso é o seu nome? Pois se não for, voce tambem esta sendo hipocrita e covarde...
Pense nisto.

Braso disse...

Luiz Julian, meu nick é Braso, cadastrei no blog e como é usual em todos os blogs as pessoas usam nicks para postar seus comentários, como milhões que participam de blogs assino esse nick, mas tanto a Fatima como varias pessoas sabem que meu nome é Paulo de Tarso Pereira Gomes, ex-político que nunca mais se candidatara por ter sido reprovado em eleições anteriores, então tai meu nome identificado para quem não conhece.

ALEXANDRE RIBEIRO PEREIRA disse...

Conforme dito por Martin Luther King “O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos” Esta "omissão de muitos" que por comodismo e ou de não querer ser chamado de pessoa bisbilhoteira COMO EU JÁ FUI é que deixa a sociedade, e ou as comunidades, nas mãos destas pessoas aproveitadoras, INCAPAZES e corruptas. É muito Difícil de combatê-los, pois normalmente elas se escondem, se fazem de vitimas junto ao JUDICIÁRIO, enganam SEUS AMIGOS, e se fazem de pessoas boazinhas para tirar proveito próprio, sem nunca pensar no coletivo. É igual uma erva daninha que se prolifera nos meios da sociedade, formando aquelas famosas PANELINHAS onde os seus integrantes se beneficiam mutuamente como uma verdadeira sanguessuga. Arrancando e tirando tudo o que pode para o “EU” e somente “EU”
GENTE DENUNCIE NÃO SE OMITA!

Anônimo disse...

Vejamos uma HISTORIA REALISTA de decadência do poder!! . Nada é eterno para sempre!! Vejamos então: Após décadas de poder, alguns dos mais conhecidos tiranos do nosso tempo foram expulsos de seus palácios situados no norte da África pela força do movimento popular. No Cairo, em Trípoli e em Túnis a população se deu conta de que não se deve dar poder a quem não oferece contraprestação. Iniciaram com certa timidez a revolução que ficou conhecida como primavera Árabe e o movimento, foi tomando corpo, forma e substância, atravessando fronteiras e mudando uma realidade que parecia imutável. Enquanto isso, encastelados em seus palácios, os ditadores de plantão faziam ouvidos moucos à voz das ruas. Diziam que era conspiração de potências ocidentais, que a suposta revolta não passava de movimentos isolados e que não abririam mão do poder que consideravam legítimo. Continuaram a fazer refeições em talheres de ouro, a viajar em aviões particulares intercontinentais e a desfrutar de todo o luxo e conforto que o poder proporciona. Não ouviram o alerta. Não negociaram e nem se dispuseram a abrir mão de privilégios e nem a oferecer serviços decentes aos seus “súditos”. O resultado todo mundo conhece. Foram todos banidos de suas fortalezas, expulsos, presos e mortos. Democracia é isto; Cobrar e botar a boca no trombone como uma formiguinha chegaremos lá!!!.

Anônimo disse...

É D SE SABER QUE LIBERDADE TODOS TEMOS,E QUE SE SABER TAMBÉM QUE LIBERDADE TEM TUDO A VER COM NOSSAS PRÓPRIAS ESCOLHAS,QUE CONSEQUENTEMENTE COM SUAS CONSEQUENCIAS VINDOURAS.TEM QUE PAGAR O PREÇO DELA,OU SEJA LIBERDADE E CONSEQUENCIAS O QUE É MUITO JUSTO.CADA UM ESCOLHE E ASSUME O QUE ESCOLHEU.QUEM QUER TER LIBERDADE TEM QUE SER COERENTE E ACEITAR O QUE VIER DEPOIS.LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE ESSE É O CAMINHO QUE TODOS DEVEM QUERER E ASSUMIR CERTO? VOCE TEM LIBERDADE,ESCOLHA E DEPOIS ESPERA O QUE VIER SEM MEDO E SEM RECLAMAR.

Anônimo disse...

A imprensa, os Blogs etc. Podem os senhores ter a certeza que são os olhos do povo, da comunidade, da sociedade. Sem eles “Os Cachoeiras da vida” se tornariam eternos e com muitos seguidores, adeptos e leais a sua causa do MAL. Mas gostaria de dizer aqui SEM MEDO DE ERRAR que seria bem mais democrático e saudável para a sociedade, se nós tivéssemos um país onde o povo pudesse controlar o Estado e não o Estado controlando o povo com suas mentiras e políticas de panelinhas, como temos hoje. E assim os seus gestores tentando a todo custo calar o povo, a sociedade, a sua comunidade. Mas lembre-se sempre do seguinte: Deveremos ter liberdade de expressão? Sim, sempre!! porem com responsabilidade. Não se deve sair por ai caluniando, ofendendo a moral das pessoas, etc. E que toda a denuncia, por exemplo, seja investigada exaustivamente a sua veracidade e ai sim de posse de provas reais e testemunhais se faça a sua “DENUNCIA” aos meios de comunicações disponíveis em sua comunidade. Então só para finalizar o meu comentário eu reafirmo: Nos temos liberdade de expressão sim, desde que sejamos responsáveis

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.