6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

19 de junho de 2011

QUAL O CAMINHO? - Renato Lôbo

Contemplo-vos na cruz, Senhor, e, só por avaliar cada vez melhor vosso sofrimento, asseguro-me da certeza de que comprendereis o meu, na busca de uma honrada posição para os dilemas da existência.
Quero um tempo de igualdade de oportunidades e de liberdade.
Mas observo que as idéias de liberdade, muitas vezes, são usadas para impedir essa igualdade democrática de oportunidades e que certos defensores, apenas, dessa igualdade de oportunidades não vacilarão para, em vosso nome, sacrificar a liberdade.
Optar por qual tipo de dor: a da vitória ou a da derrota?
Se aceito todas as correntes, apoio uma forma de anarquia. Se apoio a anarquia, fomento a desordem que gerará alguma forma de descontrole. Se apoio o controle, descambo na autocracia. Se caio na autocracia, nego a liberdade. Se nego a liberdade, nego o homem. Se nego o homem, nego a mim mesmo.
Se aceito a igualdade em tudo, serei injusto com os mais capazes. Se baseio a vida e a sociedade apenas nos mais capazes, crio um mundo injusto e desumano.
Se apoio o capital, acabo por apoiar o monopólio. Se apoio o Estado, acabo por apoiar formas igualmente totalitárias de exercício do poder.
Se vos tenho apenas como Filho de Deus, temo não ser capaz de seguir o vosso sacrifício, pois ele se coloca sempre acima da medida e da possibilidade humanas.
Se vos tenho como homem e posso, então, ousar seguir-vos, perco a dimensão transcendente, a única que acalma e pacifica o homem diante do seu nada.
Qual o caminho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.