6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

26 de julho de 2011

GUSTAVO NORONHA TENTA LEVAR BONECOS GIGANTES DE BRAZÓPOLIS PARA A FRANÇA EM 2013

Gustavo Noronha está em Charleville, na França.


Esta cidade, fundada em 1606, é hoje considerada a capital mundial de teatro de bonecos.

Lá acontece, de dois em dois anos, o Festival Mundial de Teatro de Bonecos (16 a 26 de setembro), o maior que existe em quantidade de grupos participantes (150). Este evento acontece desde 1961.

Existe lá também a sede da UNIMA (União internacional das associações de teatro de Marionetes).

Esta bela cidade também abriga o IIM- Instituto Internacional da Marionete*, que foi fundado em 1981.

Dentro das atividades do IIM existe a Escola Superior Nacional das Artes da Marionete, uma biblioteca e uma videoteca exclusiva para teatro de bonecos, salas de ensaio e uma oficina de construção de bonecos.

O IMM oferece no verão europeu estágios para profissionais da área. Neste ano ele ofertou dois estágios. O primeiro se chama "Jogo de mascaras, jogo de marionetes" tendo como professor o chileno Jaime Lorca (6 a 28 de julho). Neste estagio estão adaptando para bonecos o texto "Otelo" de Shakespeare, e a apresentação do resultado final será em dia 28 de julho.


O segundo estágio, que Gustavo também fará, se chama "Punch and Judy", e aborda o tradicional boneco de luvas inglês ( 16 de julho a 3 de agosto).

“Após estes estágios, permanecerei na cidade para assistir aos espetáculos do Festival Mundial e nas semanas entre os estágios e o festival farei aulas de francês. Além disso, estou aqui para fazer bons contatos para ver se conseguimos colocar o desfile dos Bonecos Gigantes de Brazópolis no Festival de 2013”, conclui Gustavo Noronha.

Obs: *Marionete é boneco em francês.

 

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Gustavinho, toda sorte do mundo pra você, sei que vai colher bons frutos nesta nova empreitada de sua vida, nós não podemos de forma alguma ficar vendo a vida passar e não fazer nada, temos que deixar algo de bom.Lembre-, todos querem o perfume das flores, porém poucos tem a coragem de cultivá-las. José de Lurdes Vizotto.

Patrick Vergueiro disse...

É isso aí Gustavo, bora alavancar a fase internacional dos BGB... Abçs

Anônimo disse...

Parabens aos BGBs, um estudando na França, outro repassando em Itajuba, outro ajudando no esporte, mais outro pintando nossa cidade e sem falar mas dezenas que vivem nos bonecos. Eta turminha porreta, sou fa de vcs, continuem assim que a comunidade agradeçe.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.