6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

21 de outubro de 2013

Brazópolis: o café, o castelinho e os Bonecos Gigantes!

Saímos das belas paisagens de Gonçalves rumo a Brazópolis...
Conhecer Brazópolis foi uma aventura! Começando pela estrada que nos leva até lá. Um poeta, ambientalista anônimo, amante da natureza, espalhou faixas pelo caminho e de uma forma simples deixa seu recado a todos que passam por ali...
Chegamos em Brazópolis e logo algo nos chamou atenção. A cidade tinha um cheirinho diferente...

Que cheirinho de...de... de que mesmo???


Estão curiosos?? A cidade tinha um cheirinho delicioso de... CAFÉ!!!
Paramos na praça, em frente à igreja tentando identificar de onde vinha aquele cheirinho de café. E é claro que já fomos tomando um...

Descobrimos que bem próximo dali tinha uma fábrica de café então... Super Toby viajante foi conhecer é claro!


Fomos muito bem recebidos pelo Valdair que nos explicou todo o processo de torrefação e moagem do café até ser embalado. Até ganhamos um pacote para degustação. E o café é do bom!! 100% arábica!
Depois da aula sobre café, fomos conhecer o Arquivo Público Municipal, conhecido como castelinho. Foi a casa de uma médico da cidade e restaurado para abrigar o arquivo público. O mais curioso é que este médico se chamava Dr. Carlos Pioli Filho e pasmem... era curitibano. Viveu por muitos anos em Brazópolis e foi muito querido por todos. Não sabem muito sobre sua história!! Estão buscando parentes ou conhecidos que possam resgatar um pouco de sua memória para constar no Arquivo Público. O Castelinho foi um sonho de Pioli, que sempre quis morar em um castelo.

A visão daqui de cima do castelinho é linda!!  



Estou de boca aberta com a história dessa cidade!


 Então, Brazópolis também é muito conhecida por abrigar o Observatório Pico dos Dias, um importante observatório conhecido internacionalmente. Entramos em contato para conhecer, mas infelizmente não fechou um grupo para podermos fazer uma visita. Fica pra próxima.
E agora... o momento mais esperado...Tcham ...Tcham ...Tcham ... Tcham...
Quem entrem em cena... Os Bonecos Gigantes de Brazópolis!!!!!!



Não foi fácil chegar até o pessoal dos Bonecos Gigantes, mas vamos lá... Não achava nenhum contato na internet, mas cheguei ao nome do bonequeiro Gustavo Noronha, que já trabalhou no Giramundo de BH e também nos Bonecos de Brazópolis, entrei em contato com ele pelo facebook e ele passou o contato do Juninho. Bem, então liguei pro tal do Juninho né... Ficamos de marcar uma tarde em julho... Em julho, liguei novamente... e marquei uma tarde pra gente conhecer o trabalho. Que tarde maravilhosa. Que aula, que aprendizado, que pessoal bacana... Conhecemos também o José de Lurdes que nos presenteou com o Brazolino ( já tem nome viu!) um boneco todo feito com sucata que ele faz em suas oficinas. Ouvimos muitas histórias, nos emocionamos, rimos, sonhamos, viajamos, enfim, conhecemos um pouco desse mundo maravilhoso de gigantes, de bonecos e de pessoas! Pessoas gigantes que levam esse projeto com a cara e a coragem!




 Parabéns, a todos que participam dessa linda história. 
Valeu Juninho e José de Lurdes pela maravilhosa tarde de prosa.O telefone do pessoal para quem quiser entrar em contato é (35) 3641 - 1944 - Bonecos Gigantes de Brasópolis - Oficina Roda Terra

Abraço do Brazolino!!!

Fonte: http://www.ocachorroviajante.com/2011/10/brazopolis-o-cafe-o-castelinho-e-os.html

8 comentários:

Toby disse...

Oi Fátima, que legal!! Adorei ver a minha aventura postada por aqui!!
Você é parente do Gustavo?
Abraço pra você!

Fátima Noronha disse...

Oi Tody, que bom que vc gostou. Sou sim prima do Gustavo. O pai dele era irmão da minha mãe. Vi aquele magrelo crescer e fazer muuuita birra... rsrsrs
Bjs...

Anônimo disse...

Fátima, você trocou o nome do rapaz de Toby para Tody. Ainda mais agora deu problema no Todinho...abraço

Anônimo disse...

Qum vem de fora acha tudo bonitinho,entra dentro pa ver. Essa historia que bBrasopolios cheira é coisa de turista desocupado,

Anônimo disse...

Eu quero Brasópolis cheirando café, que os hotéis possam exalar café, que o café daquela que o fez, especialmente daquela, possa ter sido, o que me faça parar, ou melhor, que nos faça parar sempre, para sentir o cheiro, ver a árvore de café em demasiada e vermelha produção, ouvir o vento batendo nas árvores, apanhá-los e degustá-los!!!!
Funcional e em longo prazo, devido a "cidade" ter diversas variantes imensuráveis e incapazes de gerar uma verdade absoluta. Verdade absoluta é imaginar que em 2013 ainda há pessoas vivendo, morando sem condições básicas nenhuma, sem saneamento básico (não estou relatando somente o Brasópolis), sem saúde e sem educação, lazer é luxo, apesar de uma praça pública gerar lazer. Mas e aí, para termos as infraestruturas precisa de capital, recurso e onde tem recursos? Na atividade econômica, que pode ser, e neste caso é o café, entre outros que não vou listar, então decidimos que a partir de agora apenas vamos falar de café, ou de toneladas de café, de sacos e mais sacos de café, que atrairá o desocupado turista, que entrará em nossa cidade e na imensidão rural que nosso município, e deixará recursos, que em desenho “animado” é uma cadeia de funções e ações, reações, troca e que movimenta o mercado, onde gera o desenvolvimento para sanar as necessidades básicas de infraestruturas urbanas e rurais.
Claro que não estou retirando a responsabilidade da administração pública, englobando as três esferas, nacional, estadual e municipal e dos três poderes, executivo (prefeitura), legislativo (vereadores) e judiciário (ministério público), é porque eu não acredito no sistema que se formou ao longo dos tempos, penso que a forma de administrar é arcaica e que sempre converge para atos ilícitos perante a ética, não perante as legislações, as legislações são defasadas e mesmo assim não são cumpridas (por parte da população), não são aplicadas e nem fiscalizadas por parte da administração pública (lembrem-se dos três poderes). Tudo é corrompido ou corrompível, pela ganancia, não digo só pela moeda, ganancia de poder, de vaidade, não existe participação popular, orçamento participativo não se faz, de fato não se faz. A realidade é única pagamos impostos e não administramos a nossa contribuição, imposta. Quero deixar bem claro que vocês, nós temos participação também por este nosso município estar conforme muitos relatam aqui na ajanela.
Não tenho a solução, mas existem condições básicas que devem ser cumpridas, principalmente as que dizem acerca da técnica e da participação dos cidadãos nas decisões coletivas. A administração pública diagnostica, levanta informações primarias sobre o município sobre a área urbana e rural identifica e utiliza a geográfica para mostrar onde estão os pontos positivos e negativos (estou falando de coisas exatas, coisas matéria) e executa um planejamento a fim de potencializar os pontos positivos e combater os pontos negativos. A população aceita e todos passam a ser parceiros a fim de um plano, uma meta a ser atingida.
Vejo muitas reclamações isoladas eu reclamo também, e na verdade na prática não temos informações sistematizadas, descrevendo tudo que é necessário em nossa cidade e onde localiza (economia, infraestrutura, saúde, mobilidade e acessibilidade, habitação e assistência social entre outros temas).
Não há plano diretor, nem zoneamento, nem área de preservação permanente, tudo converge ao caos, claro as coisas caminham, porque o básico sempre tem que ser feito, porque senão a cidade informal será autopenalizada pela formalidade e pela titularidade.
Gostaria que esta mensagem tenha sido lida com a mente aberta, pretende-se fomentar alguma “maneira-metodologia” para o desenvolvimento do nosso município.
Eu quero Brasópolis cheirando Café! Claro que numa democracia e se a maioria quiser sentir cheiro de coisas lançadas em rios e córregos, que assim seja!
Caso existam o plano diretor ou outros pontuais de esporte, saúde, educação, meio ambiente, por gentileza apresente coloquem no site da prefeitura para podermos nos apropriar e atingir o que é foi planejado.

Anônimo disse...

Voce quer? Eu também quero ver minha cidade linda (não perfeita) e com estrutura para receber os turistas. Então, para isto, aproveite que voce escreve bem (e parece que tem conhecimentos), e apresente alguns projetos para melhorar a nossa cidade. O dinheiro existe, só faltam projetos e gente disposta a executá-los. Sugiro que seja um projeto turístico/cultural, pois brazópolis tem muito potencial. E turista não é desocupado não, a maioria é gente que trabalha, mas tem outros valores, gente que gasta seu suado dinheirinho em viagens (que não precisam ser pra longe), ao contrário daqueles que reclamam que não tem dinheiro pra viajar mas gastam com roupas da "ultima moda", carro zero, e botecos, mas não saem do seu mundinho fechado e, exatamente por isto, por falta de referências, não enxergam a beleza que está tão perto.
Viajar é adquirir cultura, conviver e respeitar as diferenças, e por mais que pareça contraditório, é valorizar o simples, enfim, viajar é tudo de bom, nem que seja de mochila nas costas e de carona.

Agora, imaginem que a nossa cidade, mesmo tão judiada, ainda desperta essas emoções nos turistas... E se estivesse bem tratada então?!

Anônimo disse...

Hummmm,café brazópolis..... delícia...

Toby disse...

Puxa, fiquei emocionado com tantos anônimos falando sobre a minha aventura que também pode ser encontrada em www.ocachorroviajante.com, mas o penúltimo anônimo falou tudo!! Turista desocupado nada... Escolher uma cidade do Brasil para conhecer nas férias, parar na praça e sentir o cheiro do café, conhecer o trabalho maravilhoso do pessoal dos bonecos gigantes de Brazópolis, realmente não é para qualquer um. E pode ter certeza, é uma das melhores formas de se gastar o dinheiro suado do ano inteiro. E sentir o cheiro do café... não dos custou dinheiro algum!!!Simples assim. Auuuuuuuu

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.