6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

13 de fevereiro de 2012

De Brazópolis para o mundo: Bonecos gigantes estão na expectativa para a primeira viagem internacional, para a França, em junho deste ano

Margarida Hallacoc* - Do Hoje em Dia - 13/02/2012





Durante o cortejo, que dura cerca de 50 minutos, os bonecos gigantes levam irreverência


Os tradicionais Bonecos Gigantes de Brazópolis (BGB), do Sul de Minas Gerais, estão se preparando para ganhar o mundo. A trupe aguarda, para os próximos dias, o anúncio dos convidados para o festival artístico que acontece em junho deste ano em Toulouse, na França, e recebe atrações brasileiras e portuguesas. Essa pode ser a primeira viagem internacional dos bonecos gigantes que já fizeram a alegria do público em várias cidades do país.


Os bonecões também estão pré-inscritos no Festival Internacional de Marionetes em Charleville, em território francês, em 2013. “Depois de confirmada a nossa participação, caso os organizadores não banquem as passagens áreas e as estadias, vamos atrás de incentivo cultural e de patrocinadores para dar esse grande passo na trajetória do BGB”, diz Luiz Gustavo Noronha, presidente da Associação Oficina Roda Terra, idealizador do projeto em Brazópolis.


Para as viagens internacionais, a direção da trupe quer apresentar bonecos que representem as regiões brasileiras. “Já temos a baiana, o caipira e a cangaceira. Queremos fazer, agora, a índia e o gaúcho. A nossa intenção é fazer um grande e animado desfile em terras estrangeiras”, conta Luiz Gustavo, que também é ex-integrante do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos.
No ano passado, ele esteve na França, onde fez dois cursos de confecção e manipulação de bonecos. Luiz Gustavo voltou com muitas ideias, e uma delas já está sendo colocada em prática. “Com a ajuda dos adolescentes da Fundação Roda Terra, estamos fazendo um dragão todo confeccionado com garrafas pets”.


No entanto, apesar da expectativa e da ansiedade quanto às viagens para fora do Brasil, os bonecões já estão em clima de Carnaval. Depois de fazer a pré-folia do município de Aiuruoca, no Sul de Minas, no último fim de semana, o grupo abre a festa momesca de Cristina, também na região, na próxima sexta-feira.
No sábado, os bonecos animam a folia de Brazópolis. “Temos que honrar a nossa terra natal. Sempre abrimos e fechamos o Carnaval aqui na cidade”, enfatiza Luiz Gustavo. Os municípios de Extrema, Inconfidentes, Sapucaí Mirim e São Lourenço também recebem o BGB no período carnavalesco.


A novidade este ano é o boneco cinegrafista, carinhosamente apelido pelas crianças como “Senhor Clique”. O bonecão é uma homenagem a um personagem importante da cidade de Brazópolis, o “seu Deoclécio”. “As crianças gostam da apresentação dos bonecos, e vamos utilizar esse recurso para resgatar, com elas, a história do município”, explica o presidente da associação.
Segundo Luiz Gustavo, foi o Deo, como era conhecido, que conseguiu retransmitir uma programação televisiva fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. “Também é uma homenagem que fazemos a todos os cinegrafistas e fotógrafos da mídia. E ele está ficando muito charmoso. Acredito que vai agradar na avenida”, enfatiza.
O boneco irá desfilar portando uma imensa câmera filmadora. Dentro da caixa, um equipamento do tipo, porém digital e moderno, gravará imagens dos foliões. “Será a nossa visão da festa, mas de dentro do boneco”, comenta Luiz Gustavo.


Para os que pensam que confeccionar um personagem enorme é fácil, Júnior Donizete Dias, produtor dos desfiles do BGB, afirma que não tem nada disso. “O trabalho é árduo e demanda a cooperação de muitas pessoas”, salienta.

2 comentários:

MARCIA MELLO CARIDADE disse...

MAIS UMA VEZ BRASÓPOLIS ALÇANDO VÔOS CADA MAIS ALTOS. SUPER PARABÉNS. FICO CADA DIA MAIS FELIZ DE SER DESSA CIDADE. PARABÉNS LUIZ GUSTAVO E TRUPE!!!

anonima disse...

eu amo bonecos gigantes

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.