6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

9 de março de 2012

A UNIPA – União de Proteção aos Animais de Brazópolis - está com seus dias contados. Por quê?

Além da falta de recursos financeiros para o tratamento de saúde e castração dos animais, a falta de espaço para alojá-los também já virou um grande problema.

Um filhotinho de cão ou gato é lindo, engraçadinho, fofinho...
Mas o animal cresce, precisa de cuidados, a higiene dá trabalho, o bichinho já não é tão engraçadinho como antes, não corre atrás de uma bolinha de papel, não cabe mais no colinho do filho...
E então, o que fazer? SOLTA NA RUA!!!
De preferência, bem longe de casa, para que o “fofinho” que virou um “transtorno” não consiga voltar pra casa.
É assim que acontece...

Pessoas de bom coração resolveram cuidar deles e criaram a UNIPA. Acolhem os pobrezinhos sem casa, levam ao veterinário, dão as vacinas, cuidam das doenças, etc..
Mas deixa-los aonde? Um, dois, três ainda dá, mas dezenas deles é impossível.
E agora a moda de “soltar na rua” mudou. Solta na porta da casa de alguém da UNIPA!

Eliana Vergueiro, uma das voluntárias conta que a falta de apoio financeiro é uma das grandes dificuldades. “Mas há também a falta de espaço físico. Há alguns meses colocaram um cachorro quase morto no quintal da minha casa. Ele acabou morrendo no dia seguinte, mas contaminou todo o espaço.
Eu estava cuidando de uma cadelinha que tinha acabado de parir 5 filhotinhos lindos. Hoje o último deles morreu. Não conseguimos salvar nenhum.
Antes disso 3 cadelas pariram aqui em casa. Uma pariu 8, a outra 4, outra 9, todos saudáveis e já foram adotados. Foram tantos outros filhotes que recolhi e saíram daqui para um lar. Agora não posso mais recolher nenhum. Não vejo muitas esperanças para a nossa associação. “, conta amargurada.

Portanto, quero usar este Blog para me unir a estas pessoas num pedido de socorro!
Quem sabe você que nos lê, tenha um espaço que possa ceder para alojar estes pobres animais?
Quem sabe outro pode dar uma ajuda financeira?
Quem sabe outro tenha uma ideia para que esta associação não se acabe?

Você que tem seu animalsinho em casa, que cuida bem dele, que dá e recebe carinho, sabe a importância do trabalho destas pessoas.
Ninguém se sente bem vendo um pobre animal doente e faminto nas ruas, tentando matar a fome com restos podres encontrados nos sacos de lixo.
Um dia este pobre faminto teve um dono. Um dono que talvez até, vendo-o perambulando pela rua, mude de calçada com medo que seu “ex animal de estimação” o reconheça e venha lhe fazer festa abanando o rabinho...

Vamos pessoal, vamos tentar ajudar de alguma maneira.
Se cada um ajudar como puder, talvez consigamos salvar a UNIPA e nossos pobres amimais sem teto!

Este é o  Tonzinho, um deficiente físico acolhido pela UNIPA que, graças a inteligência, criatividade, solidariedade e  boa vontade  do Paulo Morais e seus ajudantes da oficina, ganhou uma cadeirinha de rodas e terá mais qualidade de vida.  



Aqueles que puderem ajudar depositem qualquer quantia na conta da UNIPA: Banco do Brasil, c/c 14.9616-6 , agência 1663-2, ou entre em contato com o blog ou qualquer um dos associados da UNIPA.

Desde já nossos agradecimentos!
Que Deus os abençoe por este ato de caridade!

5 comentários:

Anônimo disse...

O controle de zoonoses é dever da vigilancia sanitária, leia-se prefeitura. Ela deveria ajudar a Ong com recursos, materiais e mão de obra, pois esta faz o serviço da outra. Bela iniciativa, mas sem apoio da prefeitura e da associação comercial não vai ter doação de cidadão que sustente esta organização. Pagamos nossos impostos, sr prefeito e vereadores façam sua parte, ajude esta ong.

Anônimo disse...

Centro de Controle de Zoonoses

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (como raiva e o calazar, além da dengue e doença de chagas), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica.

Os mesmos desempenham suas funções através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros). Essa ação é baseada em trabalhos educativos, procurando esclarecer e contar com a colaboração e participação de toda a sociedade, complementada por ações legais e fiscais.

Em nível local, nacional e internacional, os CCZ elaboram e organizam constantemente programas de treinamento, estágios, atualização e intercâmbio entre os profissionais que atuam nesta área específica.

É permitido também aos Centros de Controle de Zoonoses, praticar a eutanásia em animais, desde que realizada com métodos humanitários.

Um serviço muito conhecido dos Centros de Controle de Zoonoses o de captura de animais errantes, diminuindo o risco de acidentes automobilísticos e doenças infectocontagiosas entre animais, bem como o controle das principais zoonoses realizado pela famosa carrocinha.

Eliana Vergueiro disse...

Fátima, obrigada pelo apoio. A matéria ficou muito boa. Expressou exatamente como é a situação do abandono. Graças a Deus temos pessoas que lutam bravamente pela UNIPA, mas precisamos de mais se quisermos que nosso sonho se realize: "Não ter mais nenhum animal sofrendo nas ruas". Precisamos que a população cobre da Prefeitura que o Departamento de zoonose cumpra sua função. A UNIPA quer trabalhar junto com a prefeitura, mas precisamos que o objetivo seja o mesmo: “Salvar a vida dos animais”. A UNIPA é um “auxiliar” do Departamento de zoonose e não a responsável por ele. Os responsáveis por esse departamento recebem salário pago pelos contribuintes para exercer sua função. A UNIPA sobrevive de doações e do empenho gratuito de seus membros voluntários. Qualquer ajuda é bem vinda. Precisamos de boas ideias e pessoas que ajudem a colocá-las em prática. Fiquei muito feliz quando as voluntárias adolescentes da UNIPA arregaçaram as mangas e foram a luta vender doces para arrecadar dinheiro para a associação. Reacendeu minhas esperanças. Nosso futuro depende dela (juventude) e a julgar pelo empenho nosso futuro é promissor. Mas precisamos que os adultos participem mais para que elas não desanimem. Eu sei que Brazópolis tem condições para ser exemplo no salvamento e proteção de animais, só precisamos nos unir.

Aparcida Vanessa dos Santos disse...

A matéria ficou realmente ótima.
Precisamos mesmo que a população se comprometa em cobrar da prefeitura, que o departamento de zoonóse cumpra com suas obrigações.
Se unir UNIPA e prefeitura conseguiremos muito mais do que já conseguimos hoje.

Luciana Leite disse...

Parabéns Fátima pela matéria, realmente precisamos de ajuda, colaboração da população e principalmente interesse de todos por este projeto que tem de tudo pra ser um sucesso. A UNIPA já está aí e trabalhando por estes animais. Mas sozinha não terá condições de sanar todos os problemas que vemos pelas ruas (animais abandonados, maltratados, passando fome e sofrendo com doenças diversas). Se houver maior envolvimento, com certeza terá maiores resultados e muitas vezes não é preciso muito. Um carinho, uma atenção, um alimento e um cantinho já são suficientes e cai entre nós, não nos tira pedaço.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.