6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

14 de maio de 2012

Muita música e louvor na celebração do Jubileu de Ouro do Coral “Vozes de Euterpe” de Brazópolis.


Neste sábado, dia 12 de maio, o Coral “Vozes de Euterpe” comemorou seu 50º aniversário com uma missa em ação de graças celebrada pelo nosso Pároco Pe. Luiz César, Pe. Leonino Moraes e o brazopolense Monsenhor Vicente .

 A Matriz de são Caetano  foi invadida pela música e a alegria desta data tão importante.

 Os atuais e ex integrantes formaram um grande coral que encantou a todos. Ao todos foram 28 cantores atuais e 90 ex-cantores.

Muita alegria no reencontro de amigos que fizeram a história desta joia que é o orgulho de  todos os brazopolenses: O “Vozes de Euterpe”. 

Parabéns a todos pela linda celebração!

Foi um momento memorável. Um momento Divino!




















Alguns dos primeiros membros do Coral 


Seus regentes nestes 50 anos

O Coral "Vozes de Euterpe",  originou-se  de um coro fundado em dezembro de 1960. Este coro, durante os anos de 1961 e 1962, cantou em cerimônias litúrgicas. Decidiu-se então ampliar suas atividades com concertos e outros eventos.
Em 12 de maio de 1962,  com cantores e cantoras, num total 14 homens e 26 mulheres, no auditório do Ginásio Brazópolis, nascia oficialmente o Coral “Vozes de Euterpe”.
Em sua primeira audição pública, os componentes foram:  José Resende Vilela, Maria Alba Faria de Mendonça, Newton Alfredo Ribeiro de Noronha, Georgina Pereira de Oliveira, Juca Sandy (José Inácio Sandy), José Flávio Simões, José Mauro Dias Cintra, José Vicente Mendes, Roberto Resende Vilela, Wanderlei Campos, Marcos Faria, João Mário Braga, Décio Faria Renó, Luiz Gonzaga Martins, Ruth Ana Simões, Edith Simões, Delma Veloso, Maria Regina Nogueira, Maria da Glória Rebelo, Maria Dinorá Mota, Maria Terezinha Toledo, Neuza Cintra, Lenita Simões, Ângela Dias, Afife Renó Abrahão, Maria Helena Lobo, Maria Dorotéa Sandy, Maura Venâncio, Glória Salgado Sandy, Vitória Régia, Maria Zélia Noronha, Marília Alvarenga Chaves, Maria Inez Ramos, Inês Maria Dias, Maria Célia Faria, Judite Pereira Serpa, Maria Aparecida Dias, Aparecida Toledo, Ana Maria Vergueiro e Benedita Fernandes.
Seus primeiros regentes foram a saudosa  Professora Georgina Pereira de Oliveira e o Professor Newton Alfredo Ribeiro de Noronha.

Seus primeiros regentes foram a Professora Georgina Pereira de Oliveira e o Professor Newton Alfredo Ribeiro de Noronha. Em 1966 o professor José Rezende Vilela, até então cantor do coral, assume a regência. Foi também sua regente a professora Maria Alba Mendonça Faria.  Hoje, José Vilela, divide a regência do Coral com o músico Rodrigo Fabiano Mendes Nogueira.
Em Brazópolis, o coral já promoveu 28 Festivais de Natal e 28 Encontros Intermunicipais  de Corais com participação de corais de várias cidades mineiras e outros estados.
Com um repertório constituído de músicas eruditas, sacras, litúrgicas, populares e folclóricas, e dois CDs gravados, o “Vozes de Euterpe” é reconhecido, até mesmo pelos mais exigentes, como um dos melhores corais do Brasil.


4 comentários:

Katia Mello disse...

Foi muito bom ter sido parte desta obra prima, Coral Vozes de Euterpe, guardo no meu coração o mais puro e sincero sentimento de agradecimento ao coral, foram muitos anos de alegria, aprendizado, cultura, divertimento, sinto muito por não poder participar mais ativamente. Obrigado Zé Vilela por nos proporcionar grandes momentos.

Anônimo disse...

Eu nunca fiz parte do Coral, mas o Coral sempre fez parte de mim. Amo as Vozes de Euterpe! Parabéns do fundo da alma, de uma alma que se fez enquanto escutava vocês! - Renato Lôbo

Dorotéia Anchieta de Faria disse...

12 de maio de 2012. Um dia que ficará para sempre em nossa memória.28 cantores atuais e 90 ex-cantores participaram da missa solene em ação de graças na Igreja Matriz de São Caetano e Sant`ana, em Brazópolis, presidida pelo Pároco Pe. César e concelebrada por Monsenhor Vicente e Pe. Leonino.
Após a missa, nos reunimos no salão do Centro de Pastoral para o jantar de confraternização.
Foi uma festa incrível; alegria estava presente em cada rosto; todos se reencontraram formando uma grande família.
Que outros encontros assim possam acontecer.
Agradecemos a todos que compartilharam conosco desta alegria; momento ímpar em nosas vidas.

Dorotéia Anchieta de Faria - Presidente

Carlos Dias disse...

Coral "Vozesde Euterpe", 50 anos de glórias e louvores a Deus. É com este espírito que celebramos este jubileu, Não é fácil manter um coral de alto nível, por tanto tempo, se não houver desprendimento e abnegação daqueles que gostam da nobre arte do cantar. Feliz somos nós que participamos deste coral, pois a felicidade se encontra nas pequenas coisas e nos momentos que soltamos a voz para louvar, para alegrar as pessoas com a boa música, quer seja popular, erudita ou sacra. Onde o amor cantado se faz presente nos corações de quem ouve e de quem canta. Cantai, Vozes de Euterpe, Glória e louvor ao nome de Deus, pois somente a Ele toda honra e louvores. Participo deste glorioso coral, e quero parabenizar a diretoria, na pessoa da presidente, Dorotéia, que soube receber a todos com grande fidalguia e gentileza. Parabéns para todos nós, do Coral Vozes de Euterpe, e que Deus nos dê a paz, a concórdia e o compromisso de atuarmos com abnegação de cantores, sob a regencia de Rodrigo Fabiano Mendes Nogueira e de José Rezende Vilela.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.