6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

21 de maio de 2012

Zezé Gonçalves, o Poeta Solitário, lança seu livro "O Meu Simples - Memorial Familiar e Sertanejo".

Dia 20 de maio de 2012 foi um grande dia para o Sr. José Gonçalves Torres Sobrinho. Zezé Gonçalves, o "Poeta Solitário" conseguiu realizar um sonho há muito almejado: Fazer o lançamento de seu livro "O Meu Simples - Memorial Familiar e Sertanejo". Todos os livros editados foram doados por ele aos familiares e amigos que, de uma forma ou outra, o incentivaram e o ajudaram a realizar este sonho. 

Membros da ABLH -Academia Brazopolense de Letras e História- estiveram presentes e Edgar Faria Guimarães conduziu o evento. Seu Zezé, muito emocionado, falou sobre sua trajetória de vida, seus versos e sua vida de poeta. 







 


















Após entregar os exemplares, ele recebeu uma homenagem da família, lida por sua nora Luciane.

 " Este dia de hoje não é apenas especial para o senhor, Seu Zezé, mas também para toda nossa família que vivemos sua luta e sonhamos junto com o senhor... Neste livro estão seus versos, e seus versos demonstram a sua alma. Uma alma sonhadora, simples, gentil e caridosa. Uma alma que hoje transborda de felicidade por estar realizando seu grande sonho. Pois é, Seu Zezé, hoje o senhor poderá dizer que é um homem completo e realizado, pois dizem que um homem só é completo quando planta uma árvore... e o senhor já plantou muitas! Quando escreve um livro... e aqui está ele... E quando tem um filho... E o senhor não teve apenas um filho, mas vários que, aqui estão hoje sentindo muito orgulho do pai que tem. Estamos muito felizes por participar deste dia tão sonhado. O senhor conseguiu, Seu Zezé! Que Deus o Abençoe! Nós o amamos e nos orgulhamos muito do senhor!"




 

Zezé Gonçalves e seus filhos



Zezé Gonçalves e seus irmãos




 
          "A Academia Brazopolense de Letras e História – ABLH, no ano de seu 12º aniversário, promove o lançamento do livro “O Meu Simples – Memorial Familiar e Sertanejo”, de autoria de José Gonçalves Torres Sobrinho.

          Brazópolis sempre cultivou nos cidadãos o desenvolvimento da Cultura e da Escrita, tendo fundado seu primeiro jornal em 1890, quando ainda era São Caetano da Vargem Grande. Esta tradição literária se manteve viva através da imprensa, com a criação de vários jornais, e com a produção constante de vários jornalistas, poetas, cronistas e também de cantadores e proseadores.

           O lançamento, neste momento, do livro “O Meu Simples – Memorial Familiar e Sertanejo”, de José Gonçalves Torres Sobrinho, dá sequência e mantém viva esta tradição literária cultivada por Brazópolis.

           José Gonçalves Torres Sobrinho nasceu em 8 de maio de 1932, na Fazenda Paiol Velho, em Brazópolis, filho de João Gonçalves Torres Neto e Ana Gomes Pereira Torres. José Gonçalves casou-se em 23 de dezembro de 1953, em Brazópolis, com Maria Aparecida Gomes Torres, filha de José Gomes Torres e Maria Helena Gonçalves Gomes. José Gonçalves e Maria Aparecida tiveram os filhos: José Carlos Gonçalves, casado com Rosa Carvalho; Gilmar Donizete Gonçalves, casado com Maria da Paz; João Edymur Gonçalves; Benedito Amaury Gonçalves, casado com Reny; Aparecida Piedade Gonçalves; Luiz Henrique Gonçalves, casado com Maria Aparecida Barbosa; Marcos Antônio Gonçalves, casado com Ana Maria; Sebastião Renato Gonçalves, casado com Rosa Inácia; Pedro Alexandre Gonçalves, casado com Rosa; Paulo Eduardo Gomes Gonçalves Torres, casado com Luciane Constantino.

           José Gonçalves Torres Sobrinho, conhecido por Zezé Gonçalves, começou os estudos na Escola do Campinho, na época pertencente ao Município de Brazópolis. Foi sua professora, Liberalina Resende Ribeiro. Com a morte de seu pai, Zezé Gonçalves, sendo o filho mais velho, abandonou a escola com 13 anos para assumir os trabalhos da fazenda. Trabalhou a vida toda na roça, como retireiro, tropeiro, enxadeiro, terrereiro, até se aposentar. Vendeu sua propriedade rural e investiu na cidade em casas de aluguel, o que, além da aposentadoria, constitui sua renda.

           Em 1947, aos 15 anos, Zezé Gonçalves começou a escrever seus versos. Depois de aposentado, intensificou sua produção, escrevendo centenas de poemas, compilados em grandes cadernos. Alguns poemas foram publicados no jornal “Brazópolis”. Seu trabalho procura registrar, buscando na memória, toda sua vida familiar e sua lida no sertão. Zezé Gonçalves, o Poeta Solitário, compôs sua história, com imaginação, contemplando a natureza, espantando a solidão.

           No início escrevia de próprio punho, mas há cerca de dois anos ganhou um computador de sua nora Luciana. Com a ajuda de Luciana e de seu vizinho Claudinho, aprendeu a usar o computador e começou a digitar seu trabalho. Com a compra de um computador novo, começou a organizar todo o seu trabalho na forma de um livro, seu grande sonho. Com os próprios dedos digitou todos os poemas, organizou todo o texto, imprimiu o original do trabalho e cuidou, em todos os detalhes, de publicar sua obra. Esta obra que agora é realidade e é apresentada ao público, o livro “O Meu Simples – Memorial Familiar e Sertanejo”.- Egar Guimarães

O lançamento aconteceu na tarde deste domingo no Clube Wenceslau Braz, em Brazópolis.


11 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Sr Zeze Gonçalves.

Anônimo disse...

Parabéns Vô pelo sonho realizado!
De seu neto Eliéser Ernani Vieira Gonçalves

Anônimo disse...

Parabens tio ZeZe pela sua conquista, estou orgulhosa, espero em breve ler sua obra.
Ana Marcia filha de sua irma Ana Maria.

Anônimo disse...

parabens tio.que Deus ilumine seus caminhos.abraço Laucio Cambuquira

Anônimo disse...

PARABENS TIO!!!
VOCE É UM EXEMPLO PARA NOSSA GERACAO...
A FORÇA É A REALIZACAO DAS NOSSAS CONQUISTAS
THAIS FILHA DO LAUCIO FILHO DA ANA MARIA

Anônimo disse...

Um abraço da Betina...

Anônimo disse...

Queremos ver o senhor no Jô Soares...

alexandre disse...

Parabens papai pelo seus sonhos realizados agradeço a DEUS pelo bom pai que o senhor é
ass: Alexandre

camila néta disse...

parabens vo que DEUS sempre te ilumine e que seu livro seja um suceço

ZEZÉ GONÇALVES disse...

OBRIGADO*TODO SEM*DISTINÇÃO*QUEM*MÊ*APOIOU*Ê*PARABENISOU*VEM?*TERCEIRO*SONHO
REALIZADO*PRIMEIRO*SERVIR*BATALHÃO*SEGUNDÃO*SER CIDADÃO*HOMÃO*CASADO*FIZ*UMA
FELIZ*UNIÃO*CONSTRUIR*BELEZA*FAMILIAR*NÃO*RIQUEZA*EM*BARÃO*Á*GASTAR*OU*PRÁ*SÊ*
GASTAR*CHEGOU*TERCEIRÃO*SONHAR*SER*ESCRITOR*OBTER*AMOR*EM*ESCREVER*CERTO*
OU*ERRADO*EU*ALCANCEI*OFERTO*MEU*IDEALIZADO*LANCEI*LIVRÃO*RIMADO*DEIXAREI*POR*
RECORDAÇÃO*POSITIVO*MEU*ARQUIVO*VIDÃO*POSITIVO*INTUIÇÃO*É*LIVRO*INSPIRAÇÃO?*****
Ê*SALVES*POVÃO*SÊ*AMIGÃO*DÊ*''ZEZÉ'' GONÇALVES*****

pedro torres cavalcanti disse...

me interessei muito pela sua historia,sou bisneto de jose gonçalves torres.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.