6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

19 de setembro de 2012

“ SALVE BANDEIRA BRAZOPOLENSE ” - VERSOS SERTANEJOS “POETA SOLITÁRIO”- ZEZÉ” GONÇALVES



               “ SALVE–BANDEIRA–BRAZÓPOLENSE ”      
VERSOS-SERTANEJOS-DO-AUTOR-“POETA SOLITÁRIO”--“ZEZÉ” GONÇALVES-
                                                            1
Homenagear-Bandeira-Brazópolense-É Falar-Terra Mineira-Ela Me Pertence-
Eu Fui Nascido ê Criado-Nessa Terra-Ê Serei, Sepultado-Minha Vida Encerra.
Ante o Pai Deus-Mi Levar-Terminando Dias Meus-Vô Dizer Meu Emocionar-
Dia 16 de Setembro-2.012 á Noite na Matriz-Eu Membro-Á Religião Sô Feliz.
Vou á Missa quase, Domingo Diário-Nesse Dia-Aniversário-Brazópolis Fazia-
Naquele Momento-Igreja tava Lotado-Ao Religioso Templo-Á missa Iniciado.
Padre no Altar-Pronto, á Celebração-Senhor-Doutor-Edgar-Medico Cirurgião-
Entrou pelo Corredor-Dá Matriz São Caetano-Portador-Da Bandeira Levando.
Ali naquele Banco-Lado Corredor-Beiral-Meu-Dizer é Franco-Trovador-Í Tal-
Eu-Próximo Ver-Bela Bandeira Passando-Senti Bater-Meu-Coração Pulando?
                                                            2
Coincidência-Eu Vestia-Camisa Amarela-Tal Dia-Evidencia-É uma Cor Dela-
Bandeira-Brazópolense-04 Cores, Ela Tem-Á Brasileira-Que Vence-Também.
Á Brazópolense Nossa-É Amarela Azul Branca i Verde, esse Filhão-Da Roça- Chão-Bendito Sagrado-Que Beneficiou-Pouco Estudou-Aprendizado-Á Lição.
Não-Aprendi Falar-Palavra-Bonita-Gosto de Rimar-Agente, Crava-Ná Escrita-
O Que-Vem-Ná Mente-Aqui, Digo-Para Você-Também-Pessoalmente-Amigo. Eu-Sô Pobre-Leitor-Curioso-É Nobre-Meu-Amor-Ê Atencioso-Í Pesquisador-
Desde Criança Sô Assim-Pouca Cultura-Traz satisfação pra Mim-Boa Leitura.
Meu Fraco-Silencio da Noite ê Dia-No Lápis ê Computador Ataco-Em Poesia-
Curtindo-Minha-Viuves-Foi Indo-Á Rainha-De Vez-Amada-Pra Sua Morada?
                                                               3
Três Dias antes Aniversário-De Brazópolis-10 Anos, Solitário-Na Metrópoles-
Que Eu-Amarei-De Meu-Coração-Aqui-Residênciei-Í-Adquiri-Pobre Mansão.
Não-Minto-Me Sinto-Felicidade-Será Realidade-Sô, Distinto-Falar da Cidade-
Da Nossa Bandeira-Chão-De, Wenceslau Braz-Presidênciou-Nação-Brasileira.
Com Algo Mas-Lutou-Pra Emancipação-Antes foi Pioneiro-Herói Verdadeiro-
Pressente-Seu-Consciente-Rompeu-Barreira-Ano 1.909 Dirigiu Terra Mineira.
Orgulha Nossa-Querida-Terra-Da Roça-Vivida-Sem Guerra-Sertão-Ê, Cidade-
Povão-Dói Saudade-José Alencar de Souza Cerqueira-Fabricante de Bandeira.            
Em 1.974 Prefeito-Antonio Visoto ‘Tonhão’-Agiu-Perfeito-Com Sua Decisão-
Sentiu-Obrigatório-Mandar-Confeccionar-Bandeira-Pra Saudar-Observatório?
                                                               4
Amarelo é Chão-Produs Alimentação-O Azul-É Céu Leste-Oeste-Norte á Sul-
Faixa Azul consta Uma Constelação-Umas Estrelinhas i Telescópio pra Visão.
Em Cores Branca-O Brasão-Municipal-Minha Franca-Pesquisação-Foi Legal-
Prefeitão-Herminio Gonsaga-Lei N°/ 986 á Votação-Outubro 1.986 Consagra.
Em Adotar-Pra Mostrar-Circula 03 partes do Brasão-Ramo de Café Produção-
Em Numeração-Embaixo Ano 1.838-Brazópolis-1.901-Á Verde Boa Pecuária.  Campina-Ê Terra Agrária-Fértil Jóia Fina-Ê Florestal-Montanha i Mina-Atual-
Nascente de Água Cristalina-Que Transforma Cachoeira-Rolando-Ribanceira.
Mostrando-Cenário Obra Divina-Nessas Águas Banhando-Mulher ou Menina-
Acompanhado-Do Pai ou Namorado-Í nossa Bandeira Brazopolense-Atraente?
                                                                  5
Para o Povão-Escolher-Qual quer Opção-Para um Lazer-De hora Maravilhosa-
Cachoeira próximo Destrito-De Luminosa-Outro Lugar-Bonito-Pra Se Visitar.
Cruz Vera, Pedra da Cruz-Ê Parece á que Morreu, Jesus-Bairro Bom Sucesso-
Se Espande-Eu Confesso-Povo Admira á Gruta-Toca Grande-Sou, tal Recruta.
Cachoeirinha-Entre Asfalto, á eis Linha-De Ferro no Campinho-Ê Monjolinho-
Cascata-Perto á Cidade-Observatório, Novidade-Ê Mata-Verdejante-Possante.
Serra dos Dias-Ê Cachoeitinha-Montanhas Pedrarias-Á Pista Enduro Peninha-
Entre Rochas, Piscina Formada-Distrito de Dias, tem Pedra Bicuda, Retratada.
Pedra Can Can, Pedra Face de Cristo-Bairro São Gabriel, á Natureza Fez Isto- 
Esse Pobre Poeta-De Alma quase Analfabeta-Fez Pesquisa-Meu 0lho Desliza?
                                                                6
Aqui Digo, pra Você-Cônego Theóphilo Jazêde-Quem-Observatório-Estudou-
Fazendo Bem-Ao Território-Aqui Cônego Jazêde Morou-Tal Francês ê Tanto.
Hoje Mora em Nosso Campo-Santo-De Brazópolis-Nossa Amada-Metrópoles-
Ôi Terra Boa-Ali Mora Minha-Finada-Patroa-Rainha-Aqui é Chão-De Pessoa.
Primeira-Linha-Torrão-Aconchegante-Bandeira-Amarela Azul, Branca Verde-
Visitante-Sêde-Atuante-Sente-Paz-Ardente-Ná Terra-Wenceslau Braz-Í Serra.
Ar-Puríssimo-O Lindo Luar-Aqui é Belíssimo-O Sol Temperatura-Agradável-
Toma Água Pura-Saudável-Quase Toda Criatura-È Amável-Sem á tal Mistura.
Voltando Falar-Da Bandeira Brazópolense-Quero Registrar-Pessoa, Descente-
Atuante-Foi Importante-Observatório Iniciou-Construção-Ê Guadou-Na Mão?
                                                               7
Sr. Cidadão-Geraldo Gomes ‘Geraldinho’-Obtinha Anotação-Não-Pouquinho-
Cônego Jazêde, Deixa Anotação-Climatica ‘Geraldinho’ Prefeitão-Á Questão.
Na Mão-Do ‘Tonhão’-Visoto ê ‘Geraldinho’ Gomes em Cada Administração-
Á Inauguração-Obteve Vês-Ano 1.980, Prefeitão-Sr. José Fernandes dos Reis.
Observatório Astrofísico Brasileiro-Está no Nosso Município Estado Mineiro-
Serra dos Dias-Nossas Alegrias-Brazópolis, um Município Varonil-No Brasil.
Dia-16 de setembro 2.012 Prefeito-Josias Gomes, Sentia-Satisfeito-Na Matriz-
Quis-O Meu-Coração-Eu-Ofertei, Complementação-Lhe Estendi, Minha Mão.
Brazópolis-Tava Completando-111 anos de Metrópoles-Parabem Tô Dizendo-        
Bandeira Brazópolense-Uns Heróis Filhos-Era Vivente-Olhar, Perdeu Brilhos.
Vivente-Acaba-Quando-Agente-Abaixa Aba-Vai-Viajando-Para Casa, do Pai?
                              F I M – A N O – 2. 0 1 2 --- “ Z E Z É ”  G O N Ç A L V E S ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.