6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

20 de novembro de 2012

HOJE É DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA! A HISTÓRIA DE NOSSO HERÓI NEGRO ONOFRE DA CANDINHA! - Fátima Noronha



Natural e justo estabelecer-se um dia do ano para homenagear os negros do Brasil. Mas o justo mesmo seria, homenageá-los todos os dias. A história de Brazópolis está repleta de heróis negros. Queria poder citar todos, mas certamente cometeria injustiças. 
Vou então contar uma história que, talvez, pouca gente conheça:
Um bando de crianças brincando na linha do trem, que sempre passava com hora marcada. De vez em quando uma delas encostava os ouvidos nos trilhos para saber se o trem já vinha. Daí todas saíam para as margens da linha prá dizer adeus aos que partiam.
Numa tarde, um trem veio sem hora marcada. As crianças, entretidas na brincadeira, não viram o perigo. As mães, sempre atentas, ouviram o apito e correram ao encontro dos filhos que nem entenderam o que estava acontecendo. Uma delas, grávida de nove meses, não conseguiu chegar a tempo de tirar sua caçula da frente do trem...
De longe, um homem previu a tragédia. Enquanto outros gritavam e entravam pra não ver o acidente, este bravo homem, destemido, pulou nos trilhos, arrancando a garota assustada da frente do trem. Aí nascia um herói. Já era amigo querido da família, virou compadre dos pais agradecidos.
Quem é este herói?
É uma das pessoas mais geniais que Brazópolis já conheceu. Era negro, magro, baixinho, inteligente, prestativo, bem-humorado e rápido como o capeta. Tocava cavaquinho como ninguém. Se houvesse um concurso de alegria, presteza, competência e precisão, o vencedor somente poderia ser esse pequeno grande herói, Onofre Tomaz Pereira, o Onofre da Candinha.
Através desse nosso querido herói negro, homenageamos a todos os negros de nossa cidade no dia da “Consciência Negra”.
 
(A criança salva por Onofre é minha irmã, Elisa Helena, filha de Teresa Noronha e Adolfo Girassol, que na época tinha 1 ano e meio de idade).

20 comentários:

Anônimo disse...

DIA DA CONSCIENCIA NEGRA é uma comemoração racista. Não temos o dia da consciencia Branca, muito menos da consciencia tupi- guarani, e o dia da consciencia judaica ou árabe? Que tal o dia da consciencia Gay? Algum descendente de europeu tem o Dia da Consciencia européia? Cuidado são os escravistas comemorando o que fizeram com seus escravos. Dia de negro, mulher, indio e outros brasileiros é todo dia, devíamos criar o dia da consciencia sem preconceito. Cotas e datas para minorias são atitudes racistas, somos todos brasileiros.

Anônimo disse...

Um dia para termos a consciencia do genocidio que fizemos.

Anônimo disse...

O negro escravizado, o indio exterminado e o branco criando datas para lembrar e comemorar. HIPÓCRITAS.

Anônimo disse...

Cadê o Dia da consciencia Branca ou Parda ou Mulata ou Mameluca ou Cafuza? Não temos, então para que criar esta data para os Negros?

Anônimo disse...

Dia da mulher foi criado pelos homens machistas. Dia do negro foi criado por brancos racistas. Dia do indio criado pelos colonizadores xenófagos. Três comemorações para mascarar nossas atitudes desumanas ao logo da nossa historia.

Anônimo disse...

Salve o Dia 21 de abril de 1500, por que no dia seguinte chegaram os Europeus.

Anônimo disse...

Meu pai é negão, minha mãe braquela e eu nasci café com leite. Deviam criar um dia para mim. Dia da Consciencia Misturada.

Anônimo disse...

A palavra RAÇA deveria ser aplicada apenas aos animais biologicamente modificados. Cor da pele não define raça entre os seres vivos. Somos todos da raça humana, e uma das nossas caracteristicas é termos individuos com cores de pele diferentes para se adaptarem ao ambiente. Quando nós segregamos o outro humano pela cor da sua pele não estamos sendo racista, pois o critério raça não vale como disse acima, então estaremos sendo os piores dos seres, nos igualando aos piores psicopatas nazistas. Porque comemorar uma segregação?

Anônimo disse...

Hoje deviamos comemorar a cagada que os portugueses escravistas fizeram? Ou termos a consciencia do erro, magnitude do perdão e um olhar de Brasileiro.

Anônimo disse...

Existe uma nomenclatura mundial para definir as variações do biofísico da raça humana. NEGROIDE (origem África), MONGOLOIDE ( origem na Mongólia) e CAUCASOIDE (origem nos Caucasos entre a Turquia e a Russia). Todos nós, brasileiros, temos um pouco de cada. Somos mongoloides por parte dos tupis-guaranis e imigrantes asiaticos do extremo oriente, somos negroides por parte dos africanos vindos como escravos e caucasoides por parte dos colonizadores europeus e os imigrantes do oriente médio. Enfim, somos todos em um, o brasileiro.

Anônimo disse...

Concordo com tudo ai em cima e tem lugar que ainda vira feriado.

Anônimo disse...

Talvez seja necessário a vinda de seres de outro planeta ou dimensão para nos fazer lembrar que somos todos terráquios.

Anônimo disse...

Justa homenagem, muito bem lembrado, gramde Onofre da Candinha figura única, inesquecível, ¨vai um lambarizinho frito ?, uma laranja descascada ¨, bons tempos nas tardes de Domingo no campo de futebol, lá estava seu Onofre com suas cestas ofertando seus produtos, muito legal mesmo parabéns

Armando Oliveira Pinto disse...

Deveria ter o dia do reclamão. Se comemora reclama; se não comemora reclama também. Se faz gincana reclama; se não tem nada reclama porque não tem nada. Se tem marchinha reclama; se não tem reclama. Parabéns aos reclamões de plantão. Armando Oliveira Pinto

Anônimo disse...

Caro Armando O. Pinto, reclamar faz parte das sociedades democráticas e livres. Foi reclamando que mudamos o mundo que vivemos. Temos o DIREITO de reclamar de tudo e cabe aos responsáveis o DEVER de ouvir ou não nossas reclamações. Todas as criticas são bem vindas, são elas que nos fazem melhorar qualquer atitude. Portanto, Brazopolis continue reclamando, pois tem muita coisa errada por aqui, e não são as gincanas e nem as marchinhas o problema.

Anônimo disse...

Cara ou caro anônimo ou anônima. O povo de Brazópolis sempre reclama.Mas na prática, o que acontece? Na minha humilde opinião, nada, nadica de nada. Se compararmos com cidades vizinhas, como Paraisópolis, Santa Rita, ou até mesmo com Piranguinho, temos notado que há uma desvantagem populacional (estamos diminuindo de tamanho) e também desvantagem econômica (as empresas preferem instalar indústria nas outras cidades). A população diminui, não temos renovação política, enfim, mesmo com estas reclamações andamos como caranguejo, andando de lado ou para trás. Alguns reclamam, reclamam, reclamam, e não acontece nada. Estou falando de coisas praticas. Então, é isso, continue reclamando...

Anônimo disse...

Quem não chora não mama.

Anônimo disse...

È importante reclamar (criticar) mas propor melhorias e principalmente agir. Não adianta reclamar e ficar sentando esperando que as mudanças caiam do céu. Não devemos confundir espirito crítico com negativismo ou pessimismo. Nada,ninguém e nenhum lugar nunca serão perfeitos e nem agradarão a todos.

www.armandooliveirapinto.com disse...

Quando escrevi o comentário, não estou me referindo a uma população inerte, sem ação, sem cobrança. É claro que o povo deve e precisa cobrar. Cobrar é uma coisa, reclamar é outra. Por exemplo, várias pessoas reclamam do blog da Fátima Noronha, mas não vejo ninguém dos que reclamam montar outro blog, porque reclamar é fácil, montar um blog dá trabalho. Muitos reclamam do CF por montar a gincana, mas ninguém dos que reclamam tentam fazer algo melhor para a cidade. Na época das marchinhas, houve muita crítica, mas não vi ninguém tentando fazer algo parecido. Então foi neste sentido que eu postei o comentário. Cobrar sim e sempre. Agora criticar (reclamar) quem faz de maneira voluntária é sim andar de lado. Abraços a todos.
Armando Oliveira Pinto

Anônimo disse...

Tenho sangue vermelho africano.
Tenho alma branca tupi-guarani.
Tenho pele preta européia.
Tenho ...
Tenho isso mais a imigrantada.

Tenho nervos europeus
Tenho paz africana
Tenho olhos tupi-guarani
Tenho ....
Tenho vida em terra encantada.

Tenho intuição tupi- guarani
Tenho razão européia
Tenho mãos africanas
Tenho ...
Tenho tudo ao mesmo tempo nada.

SOU O QUE TENHO - (Oswaldo de Oliveira - 12/12)

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.