6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de outubro de 2016

SAUDADES DA CASCATA - Maria Maria



Anos 70. Todo domingo e feriado o destino  era o mesmo:  Cascata!

Combinávamos no sábado à noite. Dormíamos pouco, levantávamos com o sol. Biquinis por baixo das roupas, toalhas e um lanche reforçado.

Local de encontro na beira da linha.

E lá íamos em bando, mais de 20, para a cascata. Trocadinho guardado para a entrada e o lanche já ia sendo devorado. O “conversê” era tanto que acordávamos todo mundo quando passávamos pelas casas.

Quando a conversa não fluía, íamos cantando. Não me esqueço de “Levava uma vida sossegada, gostava de sombra e água fresca. Meu Deus quanto tempo eu passei, sem saber...” da Rita Lee, música cantada em grandes proporções, tanto no volume quanto no desafino.

Ao chegarmos, primeiro uma visita e uma prosinha com os animais. O leão, enorme, parecia até que já nos reconhecia.

Depois era o banho delicioso pra tirar a poeira da estrada. Pulávamos do trampolim como quem queria voar. Um tempinho para bronzear passando coca-cola batida com cenoura no corpo. Se fazia mal? Não sei. Mas que deixava uma cor linda, isso deixava. O difícil era ficar espantando as moscas que insistiam em lamber a mistura doce de nossos corpos.

Paradas para beber e comer nossa “matula”. E um passeio para fazer o “quilo” antes de voltar pra água. Nossos pais tinham nos ensinado que nadar de barriga cheia era perigoso... na dúvida dávamos um tempinho que era aproveitado para flertar com os meninos de fora que chegavam aos bando nos ônibus. A ilha dos namorados era o lugar ideal para as paqueras.

Destas paqueras até namoros saíram e até um casamento que dura até hoje.

Dias maravilhosos...

Final de tarde, voltávamos pra casa, exaustos, mas ainda com forças pra voltar cantando “Ana Maria entrou na cabine e  foi vestir um biquíni legal, mas era tão pequenino o biquíni que Ana Maria até sentiu-se mal. Ai, ai, ai, mas ficou sensacional!...”

Hoje, vendo a destruição e o abandono do nosso lugar preferido, fico triste. Triste por não poder voltar lá, triste por não ver nossos filhos fazendo o que fazíamos...

Tempo bom que não volta mais.

Saudades, muitas saudades...

9 comentários:

Anônimo disse...

Acabou tudo. Nunca mais veremos a cascacata nos bons tempos. E tem pessoas idiotas q dizem que Brasópolis é cidade turistica. veja as fotos da casaca como esta hj em dia. http://ajaneladobraz.blogspot.com.br/2013/01/cascata-hoje-foto-de-rodrigo-torres.html

Anônimo disse...

Gostei das lembranças, era muito bom mesmo. Tenho lembranças maravilhosas da Cascata.
Nilza

Anônimo disse...

LINDO TEXTO.PARABÉNS!

Anônimo disse...

Não Percam a Esperanças!
Aguardem!

Anônimo disse...

Políticos irresponsáveis. Era um ótimo lazer nos finais de semanas e nas férias. A cidade era movimentada por visitantes. Nós tinhamos o que os outros não tinham.
Falta comprometimento dos nossos representantes.
Bons tempos!

Anônimo disse...

nunca mais volta essa cascata se depender desses politicos q temos pode esquecer

Anônimo disse...

Que saudades!!! Tempos outros que não voltam mais. Era simplesmente fantástico. Saíamos em grupo caminhando até a cascata. Carcava uns gole dus bão pelo caminho. Todo mundo feliz. Uma estrutura maravilhosa. Todos conviviam amistosamente nas dependências. Por estas e outras que sempre afirmo sem medo de errar que, JOSÉ FERNANDES DOS REIS, é, até hoje, o maior e melhor PREFEITO que passou por nossa querida, sofrida, hoje , falida, BRAZÓPOLIS. Espero em Deus que o Sr. Carlos do Posto, ressuscite o espírito alegre e festivo desta gente Brazopolense. Hoje não consigo imaginar que lazer tem a juventude de nossa cidade. Acabaram com tudo. Muita gente morta de fome por dinheiro, incluindo a Igreja, acabaram com as festas Religiosas. os leilões na praça. Que falta faz. Moradores de outras cidades rumavam nos finais de semana para Brazópolis. Hoje, se quer passam por aqui. Tem que ressuscitar os campeonatos de futebol envolvendo as equipes rurais. Por falta de atividade, desapareceram quase que todos os times da "roça". Em finais de semana de jogos, era um "formigueiro" de gente nas ruas, butecos. Tudo gera alegria, e renda. Sr. Carlos, Tente levantar o astral de nossa cidade sepultada pelos "barbudinhos" emburrados e seus asseclas.

Anônimo disse...

O novo prefeito com mais de 6000 votos vai relativizá-la.

Anônimo disse...

Esquecem a cascata , aquilo não tem mais jeito . Vamos ser realistas , é cada idéia fantasiosa hem?

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.