AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com ou jornalajanela@yahoo.com.br

28 de fevereiro de 2014

Reportagem da Globo Minas: Bonecos Gigantes de Brazópolis ganham as ruas no carnaval


O repórter Thiago Luiz, do Jornal EPTV de Minas, esteve onte,  dia 27/02/14, em Brazópolis para falara sobre nossos Bonecos Gigantes.


Bonecos gigantes 'acompanham' Carnaval de Brazópolis e região.
Arcanjo é novo personagem do bloco teatral que passa por quatro cidades. Cerca de 20 voluntários fazem últimos ajustes nos bonecos do Carnaval.


Os bonecos gigantes de Brazópolis (MG) estão quase prontos para sair às ruas de quatro cidades da região neste Carnaval. Tradição no Sul de Minas, este ano o grupo de bonecos ganhou um novo integrante: um anjo iluminado que irá enfrentar o personagem 'Capeta' numa espécie de teatro que acontece no bloco de carnaval. Voluntários ajudam a confeccionar os personagens.

O bloco com os bonecos existe há 14 anos. Eles foram inspirados no projeto de teatro com bonecos Giramundo, de Belo Horizonte (MG). Neste carnaval, 28 personagens fazem parte do bloco de bonecos, que homenageiam pessoas da cidade conhecidas dos moradores (inclusive algumas que já morreram), artistas do país (como a Gisele Bündchen, que se transformou na Gisele Silva nas ruas de Brazópolis) e figuras ilustres ligadas ao Sul de Minas.

Cerca de 20 voluntários da Associação Roda Terra trabalham em um galpão fazendo a manutenção dos bonecos e também na criação de novos personagens, como o arcanjo escolhido para fazer parte do bloco neste ano. O artista plástico Rômulo de Oliveira explica que os bonecos levam cerca de um mês para serem feitos, e são confeccionados com materiais que não pesam muito para a pessoa que carregará o boneco gigante. "A gente usa uma manta de fibra de vidro trabalhada com resina", conta. As asas do personagem serão feitas com PVC.

Gustavo Noronha, criador do projeto, explica que o bloco dos bonecos não é somente um desfile, mas uma interpretação teatral durante a festa. "A gente faz uma coisa diferente que não é só desfilar com os blocos. Tem uma espécie de teatro, em que há uma divisão entre a nobreza, o pessoal do povo, os místicos do bem e os místicos do mal e aí vinha o capeta. Agora a gente vai ter um novo elemento que vai enfrentar o capeta, como em um duelo, que é o arcanjo", explica Noronha.

Os bonecos abrem o carnaval de Brazópolis no sábado (1º) às 21h. No domingo (2) eles seguem para Inconfidentes (MG), às 22h. Na segunda-feira (3), eles estarão em Carmo da Cachoeira (MG), às 23h30. Na terça-feira (4) à tarde o bloco caminha pelas ruas de São Lourenço (MG), às 15h, e à noite voltam à Brazópolis para fechar o carnaval da cidade, às 22h.




2 comentários:

Anônimo disse...

Que engraçado o pessoal fingindo estar "dançando" só para aparecer na TV. kkkkk

Anônimo disse...

SERÁ QUE A GLOBO MINAS NÃO TINHA COISA MELHOR PARA APRESNTAR NÃO? OUTRA VEZ OS BONECOS GIGANTES DE BRAZÓPOLIS,MESMICE ! CRUZ CREDO! TÁ IGAULZINHO O SUCO DE LARANJA NO CARNAVAL DE BRAZÓPI: O SUCO JÁ AZEDOU E NINGUEM VIU E CONTINUAM TOMANDO. CRUZ CREDO! VAMOS TER CRIATIVIDADE MINHA GENTE!!!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Se seu comentário estiver com palavrões de baixo calão será excluído.