6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

15 de abril de 2016

Hospital Escola inaugura ampliação da maternidade

O Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá inaugurou no último dia 8 de abril a ampliação da sua Maternidade, referência no Sul de Minas Gerais em atendimento de alto risco materno-infantil, com uma moderna UTI Neonatal e equipe especializada. Com a obra, conta o diretor administrativo Fábio Montanari, foi possível aumentar a capacidade e a qualidade dos atendimentos prestados às gestantes da microrregião de Itajubá.

A maternidade foi um dos últimos setores do HE que passaram por uma total reforma restruturação e ficou pronta no início deste ano de 2016. Ela passou por uma reforma geral e ampliação, adequação às novas normas de vigilância sanitária e normatizações vigentes sobre a humanização do parto.

A obra foi possível graças a um convênio entre Secretaria de Estado de Saúde do Governo de Minas Gerais, as instituições mantenedoras AISI e a Fundação Dr. Sebastião Pereira Rennó. Os profissionais foram capacitados e outros novos incorporados no setor, resultando em um ótimo retorno para a sociedade. A maternidade já está funcionando e segundo Montanari, está tendo um bom movimento.

Como a maternidade do HE é referência em alto risco na região, casos mais complexos, que representem risco tanto para a mãe como para a criança, são todos direcionados para o hospital. A maternidade está preparada e conta com toda uma estrutura adequada para atender esses casos e também os convencionais.

No parto adequado e parto humanizado todo um trabalho é realizado desde o pré-natal da mãe para incentivar o parto normal, que possui índices de complicações muito menores, e durante o parto a mãe e a criança são acompanhados para terem a experiência mais positiva. Diferente do resto do mundo, no Brasil o número de cesárias realizadas é muito grande, chegando a quase 70% dos casos.

O parto normal é uma orientação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. O objetivo das campanhas lançadas é conscientizar dos benefícios do parto normal e também sobre o parto sem dor, uma vez que a maior parte do preconceito com esse tipo de parto é quanto toda a dor que a mãe sente ao dar a luz. Hoje existem várias técnicas que podem ser utilizadas para que não haja dor no processo e o ambiente onde o parto é realizado conta com recursos de diagnostico e profissionais capacitados que garantirão a segurança tanto da mãe quanto da criança.

O Hospital Escola é um hospital filantrópico privado e os serviços da maternidade são oferecidos para o SUS, convênios médicos e particulares. Caso o médico que acompanhou a gestante no pré-natal queria participar do parto, ele deve se cadastrar no hospital com antecedência ou a paciente poderá ser atendida pela equipe médica de plantão. O HE atende todo o Sul de Minas como referência em alto risco.

Fonte: Conexão Itajubá

2 comentários:

Anônimo disse...

Equanto isso, no hospital de Brazópolis...

Anônimo disse...

Dá vergonha dessa cidade a cada vez que vou pra Itajubá por motivo de saúde, vejo que Brazópolis só regride...

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.