6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

9 de agosto de 2016

A CHANCE DO HOJE - Renato Lôbo


Se um pai sair de marcha-a-ré, e não vir o filho pequeno atrás, e atropelar e matar, a jurisprudência entende que esse pai não pode ser punido. Simplesmente, por não existir punição maior do que aquela de que a vida já se encarregou. O desespero da dor do ato dispensa qualquer punição. Nada alcança. Nada reduz. Nada desmancha. É pior que prisão sem apelação. É para sempre.
Sua alma sua palma.
Minha avó dizia isso e eu custei a entender. Sua alma sua palma significa que a própria alma é que será a palmatória. Se alguém tiver de ser punido, a própria perda transformada em dor é que será o agente punitivo, o único capaz de alcançar o outro lado da alma, de penetrar suas brechas, de ir aonde ninguém supunha sequer haver.
Pois é! Sua alma sua palma.
Quando jovem, a gente esbanja chances na certeza de aproveitar a próxima. À medida dos anos, o entendimento aumenta e as chances diminuem. Bastaria isso para repensar as oportunidades que deixamos passar e as ocasiões que atropelamos na marcha-a-ré da vida. Há sempre algum ponto-cego que encurta a vista.
Para aquele pai que não viu o que estava atrás, todo perdão. Nós não podemos contar com o mesmo.
A vida é mais curta que qualquer expectativa, mais dura que qualquer outra forma de punição. Dê relevância à irrepetível chance do hoje. Tudo é frágil. Não deixe escorrer pelo vão-dos-dedos a chance do hoje. Tudo é grande! Que nossa miopia não nos esconda.
Não se atropele nem pela imperícia da ré nem pelo medo de colocar a primeira-marcha e seguir em frente. Freud sempre perguntava qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa? Se alguém respondeu “quase toda” – voilá ! – é que já está no caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.