6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

6 de dezembro de 2016

Equipe russa inicia montagem de telescópio em Brazópolis para monitorar lixo espacial

Com equipamento instalado no Observatório do Pico dos Dias, LNA vai montar base de dados com a localização e órbita de objetos que apresentam risco de colisão com satélites artificiais ou mesmo com a Terra.

A delegação russa responsável pela montagem do telescópio de monitoramento de detritos espaciais já iniciou a instalação do equipamento no Observatório do Pico dos Dias, gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica em Brazópolis (MG). A previsão é que o telescópio entre em operação em fevereiro do ano que vem. Nesta segunda-feira (5), a equipe de 12 profissionais russos instalou a cúpula do telescópio.

Com o novo equipamento, o LNA poderá detectar e monitorar detritos espaciais para criar uma base de dados com a localização e a órbita de objetos que apresentam risco de colisão com satélites artificiais ativos ou, no caso de objetos maiores, com o planeta Terra depois de entrar na atmosfera. A base de dados servirá de referência para a adoção de medidas para evitar eventuais colisões. Além disso, o LNA colocará as informações astronômicas obtidas pelo telescópio à disposição dos pesquisadores brasileiros.

A instalação do telescópio faz parte do projeto da Agência Espacial Russa (Roscosmos) intitulado Panoramic Electro-Opical System for Space Debris Detection (PanEOS) que prevê a construção e operação de uma rede de instalações desse tipo de telescópio na Rússia e em vários outros pontos do planeta.

Os custos serão pagos pela corporação russa, e o LNA contribui com a disponibilização do espaço físico, a infraestrutura do Observatório do Pico dos Dias, localizado a 1.864 metros de altitude, além de apoio logístico.

FONTE : MCTIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.